Projeto “Rompendo o Silêncio”

 

O projeto “Rompendo o Silêncio” tem como objetivo retratar temas relacionados à igualdade de gênero, assédio sexual, assédio moral e discriminação, de qualquer tipo. A importância decorre da necessidade de falar, fundamental para trazer os assuntos ao conhecimento de todos e todas e, assim, mudar a realidade de quem sofre.

Esse projeto engloba o “Ciclo Permanente de Palestras”, que refere-se à palestras com ocorrência bimestral, focadas na conscientização e prevenção desses temas e dirigidas ao público interno do Tribunal, contando com participação de palestrantes especialistas em cada assunto abordado. Reafirmam o compromisso da instituição de prevenir e enfrentar qualquer tipo de assédio e de discriminação.

Já o projeto “Quem Sente na Pele” é uma parte vital do “Rompendo o Silêncio”, pois traz em primeira mão depoimentos e relatos pessoais de servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Esses relatos abordam os mesmos temas críticos, proporcionando uma visão mais profunda de quem vivencia as dificuldades, criando empatia, promovendo a sensibilização e identificando as áreas em que melhorias podem ser realizadas.

O projeto "Rompendo o Silêncio" representa um esforço significativo para dar voz às preocupações e experiências de servidores do TJRJ, bem como para promover mudanças positivas no ambiente de trabalho, visando a igualdade e o respeito mútuo.