Benefícios para a sociedade

Autofit Section

Ao aderir ao Programa de Aprendizagem, a empresa estará cumprindo o Art. 3º da Constituição Federal: construir uma sociedade livre justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Os benefícios para a sociedade são surpreendentes e recompensadores. Alguns dos jovens em vulnerabilidade social estão apenas familiarizados com o mercado de trabalho, em grande parte informal, que estão presentes no dia-a-dia de suas comunidades. Devido ao cotidiano deles e de más condições de qualidade de vida, eles têm baixa perspectiva e poucas oportunidades de futuro profissional próspero. Ao oferecer uma oportunidade de inserção no mercado formal de trabalho, a empresa tem o poder de colaborar com o desenvolvimento da personalidade profissional, moral e cultural, além de promover valores como responsabilidade e integridade nesses jovens.

A contratação de Jovens Aprendizes inibe o trabalho infantil, o trabalho escravo, a evasão escolar e atividades criminais. Com a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho formal, ter renda fixa durante o programa e desenvolver atividades acadêmicas e de profissionalização, os jovens se tornam mais independentes financeiramente, responsáveis e maduros profissionalmente. Ao contratar um Jovem Aprendiz a empresa auxilia no desenvolvimento físico, moral e psicológico do jovem, além de aprimorar e qualifica a mão de obra.