Autofit Section

Petição Eletrônica

Como faço para protocolizar uma petição eletrônica?
R. Para efetuar uma protocolização no portal de processo eletrônico, siga os seguintes passos: 
1 - Acesse a página do TJERJ; 
2 - Clique na opção Processo Eletrônico ,no menu vertical à esquerda da tela; 
3 - Clique na imagem de mesmo nome; 
4 - Preencha os campos Usuário e Senha (caso tenha feito previamente seu cadastro presencial em uma serventia judicial) ou, com o certificado digital conectado à máquina, clique na imagem de indicação Certificado Digital;
5 - Uma vez logado, selecione a opção Protocolizar, que fica ao lado esquerdo na pasta petição eletrônica - Lei 11.419/2006.
 
Posso protocolizar uma petição de um processo físico dentro do portal do processo eletrônico?
R. Não. O protocolo de petições físicas deverá ser feito através do PROGER. 
Atenção: se necessário, a fim de garantir o prazo até que o peticionamento físico seja feito no PROGER, é possível utilizar o protocolo de petição eletrônica previsto na Lei 9800/99, disponível no site do PJERJ. Para isso:  
1 - Acesse a página do TJERJ; 
2 - Clique na opção Andamentos por e-mail no menu à esquerda da tela; 
3 - Preencha os campos Conta ou email e Senha; 
4 - Clique no botão Entrar; 
5 - Uma vez logado, selecione a opção Criar petição, que fica ao lado esquerdo na pasta petição eletrônica - Lei 9800/99. 
Obs.: Se for a primeira vez que utiliza o serviço, clique no botão Novo Usuário.
 
Ao clicar em Protocolizar ocorreu a mensagem "Caso a petição que deseja enviar seja resposta de alguma Intimação/Citação, por favor, acesse o painel de intimações, selecione aquela que deseja responder e clique no ícone , na barra superior do painel. Deseja continuar assim mesmo?" Como devo proceder: Sim ou Não? 
R. a - Caso se trate de resposta de alguma intimação/ citação, selecione "não" e acesse Lista de Intimações/ Citações Eletrônicas, disponível na tela inicial do portal de processo eletrônico, e selecione aquela que deseja responder; 
b - Caso NÃO se trate de reposta a alguma intimação/ citação, selcione "sim" e prossiga com o peticionamento através da opção Protocolizar.
 
Como faço para responder a uma intimação eletrônica?
R. 1 - Acesse a página do TJERJ; 
2 - Clique na opção Processo Eletrônico no menu vertical à esquerda da tela; 
3 - Clique na imagem de mesmo nome; 
4 - Preencha os campos Usuário e Senha (caso tenha feito previamente seu cadastro presencial em uma serventia judicial) ou, com o certificado digital conectado à máquina, clique na imagem de indicação Certificado Digital; 
5 - Uma vez logado, acesse Lista de Intimações/ Citações Eletrônicas; 
6 - Utilize os filtros Por período ou Por processo;
7 - Após localizar a intimação e selecioná-la, clique no botão Peticionar.
 
Ao clicar em Protocolizar, informei o processo e a opção Próximo não esta habilitada (apenas a opção Cancelar está habilitada). Como devo prosseguir? 
R. Muitas vezes, o processo está tramitando tanto na primeira quanto na segunda instância e, portanto, é preciso selecionar para qual instância se destina a petição. Ao se deparar com essa situação, o sistema disponibilizará o link de ambas as instâncias para que o usuário escolha. Uma vez clicado no link da instância desejada, o sistema o direcionará, automaticamente, para a próxima página, para que o usuário prossiga.