Autofit Section

Distribuição Eletrônica

O que é GRERJ? É preciso recolher custas para poder distribuir?
R. A Guia de Recolhimento de Receita Judiciária (GRERJ) é a guia autorizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para o recolhimento das receitas judiciais. Cabe ao usuário verificar com o setor de custas sobre o seu recolhimento. Para acessar a GRERJ Eletrônica, siga os seguintes passos: 
1 - Acesse a página inicial do TJERJ; 
2 - Clique na opção GRERJ Eletrônica no menu vertical à esquerda da tela; 
3 - Clique na imagem de mesmo nome.
Para acessar o manual do sistema, siga o mesmo caminho mas, no passo 3, acesse o link Manual GRERJ Eletrônica - Judicial no fim da página.

Onde posso localizar os Juizados do Catete, Copacabana, Gávea, Lagoa, Tijuca e Vila Isabel?
R. Os juizados dos bairros estão localizados na comarca da Capital, juntamente com os juizados da Capital. Na opção Distribuição Eletrônica, selecione a comarca "Capital"; em Competência , selecione  "Juizado Especial Cível"e em Classe,  selecione "Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário". Ao habilitar a opção Distribuição, selecione os juizados desejados. 

Quero realizar uma distribuição eletrônica e, quando eu informo o processo por dependência, é exibida a mensagem "Processo principal não é eletrônico". Como fazer para distribuir?
R. Nesses casos, a distribuição ocorrerá de modo físico, pois o processo de origem é físico e não há como distribuí-lo eletronicamente.

Posso incluir mais de um assunto para distribuir?
R. Sim, o sistema permite a inserção de quantos assuntos forem necessários. Após clicar em Escolher Assunto e selecionar o assunto desejado, basta clicar novamente  em Escolher Assunto e repetir o procedimento.

Ao fazer upload da inicial, é exibida a mensagem "Não existem assinaturas digitais disponíveis para validação" apesar de estar autenticado com o meu certificado digital e já ter entrado em contato com a certificadora e confirmado que está tudo normal. O que fazer?
R. Neste caso, é necessário realizar a assinatura eletrônica com o programa Assinador Livre, disponibilizado pelo TJERJ. Ao efetuar a assinatura, o programa gerará uma cópia do arquivo original, e esta cópia ganhará a indicação "- Assinado" no fim do nome do arquivo. Este arquivo assinado deverá ser anexado no campo Upload. 
Para baixar o programa Assinador livre, siga os seguintes passos: 
1 - Acesse a página do TJERJ; 
2 - Clique na opção Processo Eletrônico no menu à esquerda da tela;
3 - Clique no link Assinador Livre, localizado no 5° parágrafo do texto.

Para acessar o manual do assinador, siga os mesmos passos acima mas, no passo 3, selecione a opção Manuais do Processo Eletrônico no menu vertical à esquerda.