Autofit Section
Espaço Saúde para servidores é inaugurado no Museu da Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 27/11/2019 20:23

O presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, inaugurou o Espaço com a vice-presidente jurídica da Amil, Maria Alicia Lima

 

O servidor do Tribunal de Justiça do Rio conta agora com mais um aliado na busca por uma vida saudável. Foi inaugurado nesta quarta-feira (27/11) o Amil Espaço Saúde, localizado no prédio que abriga o Museu da Justiça. O objetivo é prestar atendimento médico preventivo aos servidores do Poder Judiciário fluminense.

Na cerimônia de inauguração do novo espaço, o presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, afirmou que é importante tratar da saúde de forma preventiva em vez de esperar ter uma doença para começar a se cuidar.

- É um local onde o servidor poderá ser atendido pelo médico de forma personalizada. Como um médico de família. O maior bem que temos na vida é a saúde. Quando ficamos doentes é que começamos a valorizar as coisas simples da vida. E é importante o médico conhecer o histórico e o dia a dia de cada paciente. Nossos serventuários terão uma atenção diferenciada aqui nesse espaço - destacou.

O presidente lembrou que doenças como estresse e depressão estão cada vez mais comuns no mundo moderno e que uma das maneiras de combatê-las é cuidar da qualidade de vida.

- O Tribunal se preocupa com o ser humano e está investindo na saúde de servidores e magistrados através dessa parceria com a Amil. Só podemos desenvolver um trabalho de qualidade com saúde. Assim podemos atender ainda melhor nossos jurisdicionados. Que tenhamos saúde para podermos atender a todos que baterem em nossa porta à procura de paz e justiça – disse o desembargador, acrescentando que aulas de ioga estão sendo oferecidas pela Abaterj aos servidores.

Maria Alicia Lima Peralta, vice-presidente jurídica do UnitedHealth Group Brasil, grupo responsável pela Amil, participou da cerimônia e enfatizou que a parceria com o Tribunal é uma relação de confiança.

- Acreditamos que todo plano de saúde deve ser realmente um plano de saúde e não um plano de doença. A ideia aqui é proporcionar praticidade de atendimento. É atender o servidor quando ele começar a ter os primeiros sintomas, antes que fique doente – disse, defendendo os cuidados preventivos.

 

A nova instalação do Amil Espaço Saúde fica no Antigo Palácio da Justiça

 

De acordo com o diretor de Serviços Clínicos do grupo Amil, Nulvio Lemem Júnior, a operadora de saúde vem trabalhando o conceito de cuidado certo baseado em quatro pilares: acesso (unidade próxima, com consultas programadas e atendimento em caso de intercorrência), integralidade (equipe multidisciplinar apta a resolver a maior parte dos problemas), coordenação do cuidado (profissionais passam a ser responsáveis por seus pacientes), e longitudinalidade (criação de vínculo entre médico e paciente):

- Somos uma empresa de cuidados com a saúde. Esse espaço é capaz de resolver de 80% a 90% dos problemas dos pacientes.

Para o diretor-geral de Gestão de Pessoas do TJRJ, Gabriel Albuquerque, a parceria com a Amil é mais uma iniciativa do presidente do Judiciário fluminense em apoio ao quadro de servidores:

- O Amil Espaço Saúde é um divisor de águas na atenção à saúde dos servidores do Tribunal, demonstrando que a instituição está preocupada com a prevenção e com a qualidade de vida de seus servidores.

 

O espaço

Com três consultórios, uma sala para medicação e aplicação de soro e outra para curativos, o novo Amil Espaço Saúde conta com dois médicos, quatro enfermeiras e duas recepcionistas. A área de 132,11m² foi inaugurada após dois meses de serviços de engenharia para adaptações, já que o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico.

No local, o servidor á atendido por médicos que o acompanharão fazendo inúmeros perguntas para que possam conhecer profundamente seu histórico e costumes. Há ainda a atuação de agentes de saúde, que atuam na promoção de programas de prevenção.

Para marcar uma consulta, o servidor deve ligar para 3133-3648 ou para 3133-3899.

 

Sind-Justiça aprova iniciativas da atual gestão

O diretor jurídico do Sindicato dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Sind-Justiça), José Carlos Arruda, esteve presente na cerimônia de inauguração do novo espaço e agradeceu ao presidente do TJ por mais essa conquista para os servidores.

- É importante este tipo de iniciativa que trata de prevenção e muito bom termos um presidente no Tribunal de Justiça que se preocupa com os serventuários – destacou, agradecendo ainda ao desembargador Claudio de Mello Tavares pelo empenho na aprovação do projeto de lei que permite a progressão funcional dos servidores do Judiciário Fluminense a cada dois anos, desde que obedecidas algumas regras, como a de capacitação.

 

SP/FS

Fotos: Brunno Dantas