Autofit Section
Mediação como estratégia para uma paz sustentável é tema de palestras e debates
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 09/10/2019 19:23

“Políticas Públicas: a mediação como estratégia para uma paz sustentável” é o tema do 3° Encontro de Mediadores Judiciais do Estado do Rio de Janeiro, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, no Teatro Reserva Cultural, em Niterói. Com palestras e debates, o evento vai permitir a troca de informações e o fomento de ações e políticas públicas para a pacificação social.

A solenidade de abertura será presidida pelo Desembargador César Cury do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que apresentará o Pacto de Segurança de Niterói e a Rede Mediar. A iniciativa consiste na difusão dos métodos consensuais de solução de conflitos, especialmente a mediação.

- O Encontro Estadual de Mediadores é uma excelente oportunidade para a construção da política pública da consensualidade e da paz. Nesta terceira edição, consolida-se como o mais importante evento sobre mediação do Rio de Janeiro e do Brasil - ressaltou o desembargador Cesar Cury.

Entre os assuntos a serem debatidos estão a mediação comunitária, escolar, socioambiental, nas ouvidorias e nas instituições, por exemplo.

Participam da programação a presidente do Fórum Permanente de estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia; a juíza Valéria Lagrasta; a advogada Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ; a defensora pública Christiane Serra; além de promotores, defensores públicos, advogados, professores, psicólogo; e do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Antes da solenidade de encerramento do evento, no dia 19, pelo desembargador Cesar Cury, será lançado o livro ‘Comentários à lei de Mediação’, da vice-presidente da Comissão de Mediação da OAB Federal e coordenadora de mediação da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Samantha Pelajo.

O Encontro acontecerá no auditório da sala Nelson Pereira dos Santos, no Teatro Reserva Cultural, na Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, São Domingos, Niterói. No dia 18, o evento acontece das 10h às 18h. Já no dia 19, as atividades vão das 10h às 15h.

Inscrições www.emerj.tjrj.jus.br

Informações: 3133 3369/ 3380

 

SV/FS