Autofit Section
1ª Vara da Infância da Capital lança projeto para capacitação de jovens
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 04/08/2017 11:32

João Gabriel Marques chegou sorridente ao prédio da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, nessa quinta-feira, 3 de agosto. O jovem, de 17 anos, tinha uma novidade para contar: ele comemorava seu primeiro dia de trabalho, na Previ-Rio. “Foi incrível, meus colegas me receberam muito bem, fiz tudo certo e recebi elogios”, disse, orgulhoso.

João Gabriel é morador do Abrigo Raul Seixas, localizado na Praça da Bandeira. Ele conseguiu seu primeiro emprego como jovem aprendiz com a ajuda da equipe da 1ª Vara da Infância. E, para que mais “Joões” encontrem suas oportunidades de trabalho, a equipe da serventia lançou, nessa quinta-feira, o curso de capacitação “Juventude em Ação”, em parceria com o “Jovem Alerta”, do Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE).

O curso será direcionado a 60 jovens e adolescentes encaminhados pelos abrigos, famílias acolhedoras e Conselhos Tutelares. Durante dois meses e 15 dias, às quintas-feiras, eles receberão aulas que abordarão temas como: postura profissional, legislação que regulamenta o programa jovem aprendiz, elaboração de currículo, a arte de comunicar-se em público, drogas, sexo, entre outros. “Muitas vezes a baixa escolaridade é impedimento para que eles sejam aceitos como jovens aprendizes. Vamos capacitá-los para que tenham mais chances”, disse a assistente social Marinalva Magalhães.

Durante a solenidade, o juiz Pedro Henrique Alves, titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, conversou com os jovens e quis saber qual a profissão que eles pretendiam exercer no futuro. “Eu acredito na aprendizagem e no trabalho como formas de mudança da realidade social. Eu venho de família humilde, o estudo mudou a minha vida. Espero que vocês abracem a oportunidade e que tenham um futuro brilhante”, disse.

João Gabriel não só abraçou a sua chance, como já faz planos para o futuro: cursar a faculdade de moda, seu grande sonho. Ele deu conselhos aos colegas que participarão do curso. “Eu lutei para conseguir esse emprego e continuarei lutando para ser alguém na vida. O futuro depende de nós mesmos e de mais ninguém”, declarou.

O superintende do CIEE, Paulo Pimenta, também esteve presente ao evento.

Foto: Brunno Dantas/ TJRJ

MG / SF

Galeria de Imagens