Autofit Section
Veja destaca casos de adoção internacional
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/05/2017 15:52

“Veja”, a revista de maior circulação do país, traz na capa de sua edição dedicada ao Rio de Janeiro a fotografia de jovens adotados. Dentro, seis páginas abordam o tema da adoção. A “Veja Rio” tem 40 mil exemplares semanais distribuídos em lares e bancas do estado, com alcance estimado de 100 mil leitores. O que esta ampla divulgação auxilia a situação de crianças e jovens que estão à espera de uma nova família?

Segundo a desembargadora Ana Maria de Oliveira, coordenadora da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), matérias jornalísticas como essa ajudam a mostrar para mais pessoas o que pode dar certo, em casos de adoções, mesmo para famílias que já têm filhos adotivos e biológicos.

Ela relembra que a adoção internacional é a alternativa final quando não há mais possibilidades na família estendida (parentes próximos) ou, eventualmente, na própria comunidade, nem em uma família brasileira. “Nestes casos, e depois de todas as cuidadosas avaliações, as famílias residentes em outros países são uma excelente opção”.

No Brasil, há mais de 7.500 crianças e adolescentes à espera de uma família, sendo 1.780 vivendo em abrigos no Rio e 569 destas aptas para adoção imediata. Na outra extremidade, existem mais de 3.580 pretendentes à adoção somente no Estado do Rio. Conciliar estes números é o grande desafio.

O juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, presidente da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude e Idoso (Cevij), afirma que “a revelação de casos reais aproxima mais pretendentes à adoção e ao apadrinhamento de crianças e adolescentes”. Ele cita efeitos semelhantes que surgem nos relatos dos Grupos de Apoio do programa de apadrinhamento.

SV/AB

Galeria de Imagens