Autofit Section
Subsecretário-geral da ONU recebe Medalha Tiradentes em Congresso Ambiental
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 29/04/2016 21:48

O subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor do Programa das  Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, recebeu nesta sexta-feira, dia 29,  o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e a Medalha Tiradentes, concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia de entrega das honrarias aconteceu na sala de sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), durante a realização do 1° Congresso Mundial de Direito Ambiental. A Medalha Tiradentes é concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços à causa pública.

"A Alerj,  com essa homenagem que presta a esse renomado defensor do Meio Ambiente,  nascido em Carazinho,  no Rio Grande do Sul, e um orgulho para o nosso país pelo reconhecimento mundial do seu trabalho, demonstra estar engajada no propósito de lutar pelo nosso planeta", declarou o presidente da Alerj,  deputado Jorge Picciani.

Agradecendo à  homenagem,  o subsecretário-geral das Nações Unidas revelou sua alegria em se tornar cidadão fluminense.

"Apesar de ter nascido no Rio Grande do Sul,  meu coração sempre foi carioca também. Essa cidade sempre teve a vocação de enfrentar os desafios para defender o meio ambiente. Essa homenagem é algo inestimável para mim, que vou levar comigo para o resto da minha vida”,  afirmou Achim Steiner.

A mesa de honra da cerimônia, presidida pela 1ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Maria Inês Gaspar,  representando o presidente do TJRJ,  desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, foi composta também  pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)  Herman Benjamin,  pelo presidente da Alerj,  deputado Jorge Picianni, pela ministra do Meio Ambiente,  Isabela Teixeira e pelo homenageado Achim Steiner.

Também compuseram a mesa as seguintes autoridades : juíza Renata Gil,  presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Elizabeth Mrema,  diretora de Direito Ambiental e Convenções do PNUMA,  Malini Mehra, diretora da Globe International, e Denise Hamú, coordenadora do PNUMA para o Meio Ambiente no Brasil.

JM/AB

Galeria de Imagens