Autofit Section
25 de março: “Dia Nacional do Oficial de Justiça”
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 25/03/2024 13:53

 

“Nós somos a alma da Justiça, o lado humano da Justiça”. A declaração é de Vagner de Oliveira Pereira. Oficial de Justiça há 32 anos, ele tem orgulho de ser servidor na Central de Mandados das Varas de Família.

Vagner começou a carreira no Direito como advogado, fez concurso por insistência de uma tia e se apaixonou pelo ofício. Hoje, ele é um dos 1.410 oficiais de Justiça do TJRJ. Considera seu ofício desafiador, mas afirma que nasceu para esse trabalho.

A atividade é mencionada desde os tempos da antiguidade e está no texto da primeira Constituição brasileira, promulgada em 25 de março de 1824. Por isso, a data foi escolhida para a comemoração do Dia Nacional do Oficial de Justiça, instituído pela Lei nº 13.157/2015.

 

Comemoração em Brasília

No último dia 20, diretores do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Rio de janeiro (SINDOJUS/AOJA/RJ) participaram da Sessão Solene do Dia Nacional do Oficial de Justiça, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.

No plenário Ulysses Guimarães, a solenidade contou com a participação de vários deputados e com a presença de oficiais de Justiça de todo Brasil, juízes representantes da Associação de Magistrados do Brasil (AMB) e de entidades representativas do Oficialato Brasileiro.

 

Reconhecimento

Seja no cumprimento de ordens de despejo, prisão e penhora, seja em casos mais delicados, como a concessão de medidas protetivas, pedidos urgentes de transferência hospitalar ou a busca e apreensão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a figura dos oficiais de Justiça (OJAs) se faz presente no cotidiano da população. São eles os responsáveis por dar efetividade às decisões judiciais em seu sentido mais prático.

Neste dia 25 de março, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro reafirma seu compromisso com a valorização do trabalho dos oficiais de Justiça e os parabeniza pela coragem e empenho na missão de dar efetividade à Justiça.

Assista ao vídeo institucional, produzido pelo Departamento de Comunicação Interna, que relata parte da rotina de trabalho do oficial de Justiça.

https://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/dia-do-oficial-de-justica

 

Departamento de Comunicação Interna