Autofit Section
Autofit Section

Resumo do Processo de Juscelino Kubitschek

            Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), também conhecido como JK, foi 21º Presidente da República (1956-1960) e responsável pela construção de Brasília. Em 1964, teve seus direitos políticos suspensos por dez anos. Tonou-se um dos organizadores da Frente Ampla, movimento que pedia a volta da democracia, mas após a edição AI-5, em 1968, foi mantido preso por alguns dias e libertado por motivo de saúde, permanecendo em prisão domiciliar por mais de um mês. Desde então abandonou definitivamente o cenário político.

Faleceu vítima de um acidente automobilístico envolvendo o carro em que viajava, um caminhão e um ônibus, ocorrido na via Dutra, nas proximidades de Resende (RJ), em 22 de agosto de 1976.  Apesar da proibição de movimento de massa em torno de pessoas punidas e cassadas, foi determinado luto oficial de três dias e uma multidão de cem mil pessoas seguiu o cortejo fúnebre até o cemitério do Campo da Esperança, em Brasília.

Em 1977, Josias Nunes de Oliveira, que conduzia o ônibus que colidiu com o automóvel em que viajavam JK e seu motorista, Geraldo Ribeiro, foi acusado de homicídio culposo e inocentado em processo de 4 volumes, constam fotografias dos veículos após o acidente, reportagem de jornais, laudos periciais de como ocorreu o desastre, entre outros documentos.

O acidente que vitimou Juscelino gerou grande comoção popular e levantou a suspeitas sobre uma possível sabotagem. Às vésperas de completar vinte anos da tragédia, em 1996, foi reaberto o inquérito para apurar a causa da morte do ex-presidente. O processo contém reportagens de jornais impressas e em vídeo, fotografias da exumação do corpo e do suposto projétil, que teria atingido o motorista do ex-presidente. Contudo a perícia concluiu que se tratava de um fragmento metálico (prego) e que as mortes foram acidentais.

As investigações da Comissão Nacional da Verdade, em 2014, chegaram a mesma conclusão: Juscelino Kubitschek e Geraldo Ribeiro morreram em virtude de um acidente de trânsito.

Fontes Consultadas

 

De Juscelino a JK. Disponível em: https://jk.cpdoc.fgv.br/. Acesso em: 20 mai. 2024.

JK: a cassação, o exílio e a morte. Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/274176-jk-a-cassacao-o-exilio-e-a-morte-09-51/. Acesso em: 20 mai. 2024.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 413.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Rio de janeiro). Comarca de Resende, matéria criminal, Inquérito Policial. Vítimas: Juscelino Kubitschek de Oliveira e Geraldo Ribeiro, 1996. Disponível em: https://www4.tjrj.jus.br/acervo/asp/prima-pdf.asp?codigoMidia=854&nomeArquivo=AP%5F005924. Acesso em: 21 mai. 2024.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Rio de janeiro). Comarca de Resende, matéria criminal, Homicídio. Réu: Josias Nunes de Oliveira Vítimas: Juscelino Kubitschek de Oliveira e outros, 1977. Disponível em: https://www4.tjrj.jus.br/acervo/asp/prima-pdf.asp?codigoMidia=864&nomeArquivo=AP%5F020524%5FV1. Acesso em: 21 mai. 2024