- Museu da Justiça
- Exposições
- Democracia na Balança
Democracia na Balança
Democracia na Balança
A exposição “Democracia na Balança (1964–2024)”, realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira, tem como objetivo apresentar os inúmeros desafios enfrentados na construção e na manutenção da democracia no Brasil. Com um recorte especialmente pertinente, articula os 60 anos do golpe civil-militar de 1964 aos recentes acontecimentos de 8 de janeiro de 2023 — eventos que evidenciam a constante fragilidade da democracia brasileira.
Sobre a exposição
A exposição “Democracia na Balança" foi premiada, durante o encerramento do V Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, realizado no dia 9 de maio de 2025, em Goiânia, com o IV Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário. A categoria vencida foi a de Patrimônio Cultural Museológico. A exposição foi visitada, até o momento, por mais de 5.800 pessoas, além de promover ciclos de debates com acadêmicos da Universidade Salgado de Oliveira e do próprio Museu da Justiça. O trabalho foi fruto da integração de várias das equipes do Museu, como a DICOI (Divisão de Comunicação Institucional) e DIMAU (Divisão de Mídia Audiovisual), responsáveis pelo vídeo e identidade visual.
Exposição virtual
Abertura
A democracia brasileira enfrentou inúmeros desafios, sendo o de 1964 um dos maiores. Neste ano, o presidente da República João Goulart foi deposto por um golpe civil-militar que imergiu o País numa ditadura que duraria 21 anos. Trabalhadores, políticos, militares legalistas e magistrados tiveram suspensos os seus direitos de cidadãos, entre os quais muitos foram submetidos a torturas e prisões, enquanto outros impelidos ao exílio.
Com o passar dos anos, a oposição ao regime se fortaleceu, culminando na aprovação da Lei da Anistia (1979), a qual representou um momento importante no processo histórico que poria fim à ditadura, em 1985.
Após 60 anos, apesar do aparecimento de ideias autoritárias, a democracia segue consolidada, graças às instituições republicanas e à maioria da população que rejeita tais posicionamentos. São aspectos dessa história de resistência que a exposição se propõe a mostrar.
A repressão
Amanhã há de ser outro dia
Justiça e Democracia
A democracia segue consolidada
Democracia por um fio
Resistentes ao regime
Processos Históricos
Autos que integraram a exposição.
Processo de investigação sobre a morte de Juscelino Kubitschek (JK), contendo elementos relacionados ao suposto acidente que teria causado seu falecimento.
Resumo do Processo de Juscelino Kubitschek.
Clique aqui para acessar o volume 1.
Clique aqui para acessar o volume 2.
Clique aqui para acessar o volume 3.
Clique aqui para acessar o volume 4.
Processo de Inês Etienne, contendo o mapa da 'Casa da Morte', desenhado por ela própria — local onde esteve presa e foi torturada, em Niterói.
Resumo do Processo de Inês Etienne Romeu.
Clique aqui para acessar o volume 1.
Clique aqui para acessar o volume 2.
Serviço
Exposição Democracia na Balança
De segunda a sexta, das 11 às 17h
Museu da Justiça de Niterói
Prédio Desembargador Jalmir Gonçalves da Fonte
Praça da República, s/n, Espaço Multiuso – 2º andar – Centro, Niterói
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca
Realização: TJRJ | SGCON | MUSEU