Autofit Section
Autofit Section

Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro

Sobre a exposição

A Exposição e Mostra de Documentos Judiciais “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro”, apresenta as grandes epidemias que recaíram sobre a cidade do Rio de Janeiro e seus principais personagens, em uma narrativa elaborada a partir das pesquisas realizadas pela equipe do Museu da Justiça, com a utilização de imagens de época e processos judiciais do Poder Judiciário fluminense.

Processos judiciais selecionados pela equipe da Divisão de Gestão de Documentos do DEGEA e pelo Museu da Justiça trazem informações valiosas a respeito de personagens centrais no enfrentamento às diversas epidemias. Inventários e testamentos nos ajudam a compreender como viveram estas pessoas, além de revelar aspectos importantes de suas personalidades e trajetórias.Ações de desapropriação impetradas contra os donos de imóveis das concorridas áreas centrais da cidade ajudam a compor um cenário em que, ao necessário combate à propagação das doenças, incorporavam-se objetivos outros que não a saúde da população.

Os processos tratados e digitalizados, podem ser consultados diretamente em nossa página. Basta clicar no link abaixo, e no campo de busca pesquisar o termo "Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro".

Clique neste link para acessar a página "Acervo".

Premiações

A mostra foi vencedora do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2022, na categoria “Difusão Cultural e Direitos Humanos”, e concorre ao Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (XVI Conbrascom) na categoria “Projeto / Campanha Institucional de Interesse Público”.

Serviço

Mostra de Documentos Judiciais “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro”
Realização: DGCOM | DECCO | Museu da Justiça