Autofit Section
Autofit Section

O Vale da Escravidão

Sobre a Exposição

No próximo dia 29 de maio, será inaugurada no Museu da Justiça do Rio de Janeiro a exposição “O Vale da Escravidão”, fruto do projeto “Arquivos Judiciais da Escravidão no Vale do Paraíba Fluminense”, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e o Ministério Público Federal (MPF).

A partir de processos judiciais, mapas e plantas cartográficas, a exposição retrata as relações sociais nas fazendas cafeeiras da região, um dos principais polos da economia escravagista brasileira no século XIX. Mais do que um debate histórico, a mostra propõe uma reflexão profunda sobre os impactos duradouros da escravidão na sociedade brasileira e na formação do Estado nacional.

Por meio de documentos restaurados, os visitantes terão acesso a histórias e personagens silenciados pela narrativa oficial, mas registrados nos autos de processos judiciais que resistiram ao tempo. “O Vale da Escravidão” reafirma o papel do Museu da Justiça como espaço de memória, pesquisa e educação, convidando o público a refletir sobre as raízes das desigualdades sociais que ainda persistem no Brasil.

Serviço

O Vale da Escravidão
Realização: PJERJ | SGCON | Museu da Justiça