- Museu da Justiça
- Aconteceu no Museu
- 2025
- Aconteceu no Museu: 4 a 8 de agosto
Museu da Justiça recebe apresentação do Festival de Canto Lírico de Niterói
O Museu da Justiça de Niterói promoveu, como parte da programação do FELINI - Festival de Canto Lírico de Niterói - o recital “Cartas, Narrativa e Poesia” do Duo Adour na tarde desta quinta-feira (07). A apresentação, feita pelo violonista Fabio Adour e a cantora lírica Andrea Adour, contou com composições contemporâneas inspiradas em textos literários e correspondências.
Com mais de 30 anos de trajetória, o duo se dedica a tradição de música de câmara brasileira e ibero-americana. Também foi responsável por musicar poemas de Cecília Meirelles e Ferreira Gullar.
A programação contou ainda com abertura do professor Victor Andrade de Melo, títular da UFRJ, e especialista em história cultural e cultura urbana. Em sua palestra, o historiador chamou atenção para a tradição musical de Niterói construída ao longo de décadas.
Oficina Meu Primeiro Cordel recebe escola municipal de Niterói
O Educativo do Museu da Justiça de Niterói promoveu a oficina pedagógica “Meu Primeiro Cordel” na tarde desta quarta-feira (06). Alunos da Escola Municipal Dr. Alberto Francisco Torres foram ao Museu para atividades que visavam estimular a imaginação por meio da tradição cultural dos cordéis, junto de suas histórias e rimas.
Educativo do Museu realiza visita mediada do projeto “Entre Museu”
O Museu da Justiça recebeu, na manhã desta sexta-feira (08), uma visita mediada com alunos entre 14 e 18 anos da Escola Padre Francisco da Motta como parte do projeto “Entre Museus”.
O “Entre Museus” é uma iniciativa do Museu do Amanhã com patrocínio da ENGIE que trata de mobilização cultural e social por meio de uma série de ações desenhadas especialmente para alunos e professores de escolas e organizações sociais da região portuária do Rio.
O principal objetivo da visita e do projeto como um todo principal é incluir a população local nos mundos da ciência, das artes e da cultura e, assim, construir e expandir caminhos para a cidadania plena.
Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes