- Museu da Justiça
- Aconteceu no Museu
- 2025
- Aconteceu no Museu: 29 de setembro a 03 de outubro
Museu da Justiça lança visita mediada “Ao Redor da Justiça”
O Museu da Justiça realizou, na tarde desta segunda-feira (30), a primeira edição da visita mediada "Ao Redor da Justiça". Para além dos corredores e salas do museu, as historiadoras Tayná Louise e Lydia de Carvalho caminharam com visitantes pelo entorno da rua Dom Manuel compartilhando histórias e memórias da região. As mudanças urbanas e a construção e solidificação da região como centro do Judiciário estiveram em pauta no roteiro proposto pelas historiadoras, que iniciou na Praça XV de Novembro e se estendeu até a região do antigo bairro da Misericórdia.
"Ao Redor da Justiça" acontecerá de forma mensal e tem o objetivo de conscientizar magistrados, servidores e colaboradores do território que faz parte da sua rotina de trabalho e que é rico em patrimônio histórico da Cidade do Rio de Janeiro.
Trio Minuetto apresenta composições de grandes compositores
O Trio Minuetto, composto pelos violinistas Thiago J. da Costa e Dalibor Svab e pelo violista Carlos Tavares esteve no Museu da Justiça para recitar na noite desta quarta-feira (01). Com arranjos próprios, adaptações e encomendas de novas obras, o trio apresentou composições de Antonín Dvořák, Zoltán Kodály e Wolfgang Amadeus Mozart. Segundo músicos, a ausência do violoncelo dá à viola o papel de voz grave do grupo, criando uma sonoridade diferente e inovadora, em que os dois violinos se combinam para realçar as características únicas de cada integrante.
Música no Museu apresenta Duo Madrid no Salão do Tribunal Pleno
O "Música no Museu" desta quinta-feira (02) recebeu o Duo Madrid para apresentação no Tribunal Pleno do Museu da Justiça. Formado pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro, amigas desde a faculdade, quando participaram da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, o Duo Madrid apresentou repertório de clássicos brasileiros.
Com curadoria de Sérgio da Costa e Silva, o programa "Música no Museu" celebra este ano 28 anos, oferecendo séries temáticas de concertos gratuitos, que buscam privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época.
Museu da Justiça e SEMESQV promovem 46ª edição do programa “Vamos falar sobre isso?”
O Museu da Justiça, sede da 46ª Edição do programa "Vamos falar sobre isso?", cujo tema central é Envelhecimento e Longevidade, realizou a roda de conversa "Direitos da Pessoa Idosa" na tarde desta quinta-feira (02). O evento foi mediado pela arte-educadora Lívia Prado e contou com participação de Sérgio Pimenta, doutor em filosofia e professor da Universidade Cândido Mendes, Cláudia Maria Motta, desembargadora do TJRJ, e Rodrigo Corrêa, Secretário de Integridade e Transparência da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O evento contou com público composto majoritariamente por idosos que, além de ouvir falas tratando dos direitos e deveres da pessoa idosa, também puderam tirar dúvidas e conversar diretamente com especialistas e autoridades no assunto. Segundo convidados, é preciso inserir o idoso em meio ao mundo digital e tecnológico de hoje, mas também melhor orientá-lo em meio a mudanças tão rápidas. Assim, foi dito que é preciso incluí-los mas também garantir sua proteção e, acima de tudo, respeito.
"O que envelhece é o corpo, e não a consciência.", pontuou o Secretário Rodrigo Corrêa sobre o respeito devido com a população idosa.
O evento foi realizado em parceria com a Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV).
Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes









