Autofit Section
Autofit Section

 
Circuito Centenário do Antigo Distrito Federal "O Antigo Banco Alemão Transatlântico, hoje Palácio da Democracia"

Mais um encontro do Circuito Centenário do Antigo Distrito Federal foi promovido nesta quinta-feira (23), no Palácio da Democracia, atual sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A história do edifício foi contada pelos historiadores e servidores do Tribunal Eleitoral Rodrigo Costa Japiassu, Maurício da Silva Duarte e Ana Paula Silveira de Andrade em mesa com mediação do vice-presidente e corregedor do TRE-RJ, desembargador eleitoral Fernando Cerqueira Chagas e o presidente do TRE-RJ, desembargador eleitoral Claudio de Mello Tavares. O local, que antes era Banco Alemão Transatlântico, hoje é, segundo o Presidente do TRE-RJ, pilar fundamental do processo democrático e guarda muita memória.

"Nessa trajetória centenária do prédio, que já foi mais excludente ao cidadão comum, é importantíssimo reapresentá-lo como sede do TRE-RJ e espaço republicano de defesa do processo eleitoral e aberto a sociedade. É uma jóia do patrimônio com riquíssimo significado.", colocou o historiador Rodrigo Japiassu.

Seguida a mesa, houve visita guiada pela servidora Cristina Werneck pelo prédio, com foco em detalhes arquitetônicos.

O Circuito Centenário do Antigo Distrito Federal envolve Museu da Justiça, Palácio da Democracia, Palácio Tiradentes e Edifício Touring em um ciclo de palestras, aulas públicas e visitas mediadas ao longo do ano de 2026.

 
Visita Mediada com Personagens Históricos: Deusas Themis e Maat

O Museu da Justiça promoveu, nesta quarta-feira (22), mais uma Visita Mediada com as Deusas Themis e Maat. Na ocasião, o evento foi voltado para funcionários do TJRJ.

A visita também propõe aproximação da sociedade ao universo judiciário e aposta na imersão e na interatividade para abordar temas como as origens das leis, os princípios da justiça, a formação do direito no Brasil e as obras presentes nos salões históricos dos museus. Ela é mediada pelo Educativo do Museu, dura em torno de 50 minutos e pode ser agendada previamente para grupos por telefone ou e-mail.

 
Entre o espelho e a palavra: Vivências com o turbante e a identidade negra

O Educativo do Museu da Justiça promoveu, nesta quarta-feira (22), a oficina "Entre o espelho e a palavra: Vivências com o turbante e a identidade negra". A ideia era ensinar a realizar as amarrações e ao final, convidadas a fazerem em si. Junto a isso, foi proposta também reflexão a respeito de percepções e vivências relacionadas aos seus processos de reconhecimento da identidade negra, construção da autoestima e caminhos de autoavaliação.

A atividade foi proposta em diálogo direto com a exposição "Lideranças Quilombolas do Rio de Janeiro: História e Resistência".

 
Museu Convida | Papo de Museu - Filho sem pais: as incógnitas acerca da construção do Complexo Escolar do Colégio Pedro II em São Cristóvão

Em segunda edição, o programa Papo de Museu recebeu, nesta quinta-feira (23), Paulo Aprígio, doutor em História das Ciências e professor do Colégio Pedro II para apresentar sua pesquisa, titulada "Filho sem pais: as incógnitas acerca da construção do Complexo Escolar do Colégio Pedro II em São Cristóvão". Com mediação da historiadora Lydia de Carvalho, a ideia do programa é gerar trocas a respeito de instituições de memória e pesquisadores das áreas de museologia, patrimônio e memória a partir de encontros com profissionais dessas áreas.

   

Texto: Mauro Machado
Fotos: João Victor

Autofit Section

Fotos