Autofit Section
Autofit Section

 

Aula pública discute “Ficção Americana” e os estigmas na construção da identidade negra

O professor Higor Fernandes, atuante na educação básica e na especialização em ensino de história da África no Colégio Pedro II, esteve no Museu da Justiça na última quinta-feira (13), para aula pública sobre o filme Ficção Americana (2023). Fernandez tratou de um longa que um acompanha escritor frustrado com os estereótipos construídos em torno da ideia de autenticidade negra para pensar sobre a negritude do cotidiano. Passeando entre cinema, sociedade e cotidiano, o professor conseguiu trazer importantes questões de forma bastante didática, ilustrativa e aberta ao debate.

 

Visita mediada revela a arquitetura e a história do antigo Palácio da Justiça

O Museu da Justiça realizou, na última terça-feira (11), mais uma edição da visita mediada "Desvendando a arquitetura do Museu da Justiça". A historiadora Lydia de Carvalho guiou o grupo de auditores magistrados de Angola, que participa de atividades na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), pelos corredores, salões e caminhos do antigo Palácio da Justiça, chamando a atenção para os detalhes que contam a história e simbologia do prédio. Por meio desses detalhes e da condução da pesquisadora, os visitantes puderam refletir sobre as diferentes temporalidades e contextos de formação observados.

 

CineMuseu exibe trilogia de Leonardo Martinelli com debate sobre o audiovisual contemporâneo

O cineasta Leonardo Martinelli e o produtor Rafael Texeira estiveram no Museu da Justiça na última quarta-feira (12), para exibição dos curtas Fantasma Neon (2021), Pássaro Memória (2023) e Samba Infinito (2025), seguidos de conversa com o público. Os filmes fazem parte, segundo Martinelli, de uma trilogia não-formalizada que trabalha com uma série de elementos temáticos e de linguagem em comum. Tanto ele como Texeira compartilharam com os presentes as experiências de trabalho que tiveram juntos ao longo dos últimos anos, bem como refletiram sobre o audiovisual brasileiro da atualidade e do processo de realização de filmes por uma nova geração de jovens.

 

Museu da Justiça recebe servidores do Centro de Memória do TJRO

O Museu da Justiça recebeu, ao longo da semana, os servidores Almício Fernandes e Josiane Azevedo, representantes do Centro de Memória do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (TJRO). A visita integrou uma agenda de atividades que incluiu participação em eventos, visitas mediadas e encontros com equipes técnicas.

Durante a programação, os servidores também conheceram os acervos do Museu da Justiça e acompanharam de perto o trabalho desenvolvido no laboratório de restauro de papel, onde puderam trocar experiências sobre preservação documental e gestão de memória institucional.

 

Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes

Autofit Section

Fotos