Autofit Section

Projeto Sorrindo para o Futuro

Projeto idealizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM), em parceria com SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA (SEAP), SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, ONG SOS DENTAL ASSISTÊNCIA MÉDICA ODONTOLÓGICA (SDAMO) e a ABATERJ.

Pensado a partir dos relatos de mulheres que se encontram em situação prisional, durante visita realizada à Unidade Penal Oscar Stevenson, onde se constatou a carência de saúde bucal. O objetivo do projeto é levar o serviço de próteses dentárias e tratamento odontológico às respectivas mulheres privadas de liberdade, com foco no resgate da autoestima, dignidade e ressocialização.

O projeto piloto foi realizado no próprio instituto penal, no mês de abril de 2023, beneficiando 15 mulheres da unidade, que se submeteram à moldagem de próteses dentárias.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro(SMS) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) apresentaram um quantitativo de 70 mulheres em situação de prisão que necessitam de próteses dentárias, destacando-se, contudo, somente 15 delas estavam elegíveis para receberem as próteses, de forma imediata.

As campanhas de arrecadação são realizadas pela ABATERJ, em conformidade com as etapas do projeto “Sorrindo para o Futuro”, com o objetivo de angariar recursos para a confecção de próteses dentárias destinadas às mulheres que se encontram em situação prisional e já estão integradas ao referido projeto.

 

A 2ª fase já está em andamento, articulada pela COEM e os parceiros envolvidos. A ABATERJ lançou mais uma uma campanha de arrecadação, conforme link a seguir:

https://amaerj.org.br/noticias/projeto-sorrindo-para-o-futuro-da-abaterj-arrecada-doacoes

 

Publicação no IG da SEAP-Rio, sobre a ação da 1ª fase:

https://www.instagram.com/reel/Cqvb9curHNx/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D 

 

Parceiros COEM: