Presidente do TJ se reúne com juízes da Baixada Fluminense
Presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, se reúne com juízes do 4º Núcleo Regional
Ouvir os juízes locais para melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional. Com este intuito, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, deu início a uma série de reuniões com juízes de comarcas do interior. O primeiro encontro ocorreu nesta terça-feira (15/2) com juízes do 4º Núcleo Regional, que abrange comarcas da Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Japeri, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti) para conversar sobre temas pertinentes à realidade local, assim como ouvir críticas, sugestões e dúvidas dos magistrados que atuam na região. A reunião foi realizada no Fórum de Nova Iguaçu.
“Comecei pela Baixada porque eu acho que aqui nós temos uma gama de juízes que representam muito bem toda a nossa magistratura. Porque temos comarcas médias, pequenas e muito grandes, e esse trabalho que vocês fazem aqui é essencial para o Tribunal de Justiça”, afirmou.
O presidente do TJ explicou que as reuniões demoraram mais para serem realizadas devido às restrições da pandemia e destacou que todos os magistrados fazem parte da gestão da Justiça do Rio. “Todos os magistrados, sem exceção, participam da administração. Todos nós temos que estar juntos, trabalhando com o mesmo objetivo, com o mesmo ideal de fazer uma Justiça melhor, uma organização judiciária que dê orgulho para todos nós. Quando um magistrado é elogiado, acho que todos nós somos elogiados, quando um magistrado é criticado, a crítica é de todos nós. Temos que ter esse conceito de ser um grupo, um corpo que precisa estar unido”, explicou.
Juízes da Baixada Fluminense participam de encontro com o presidente do TJ
O desembargador compartilhou sua paixão pela magistratura e tratou de assuntos como a meta de digitalizar todos os processos do Judiciário fluminense até o fim do ano, o sistema da Justiça 4.0, que prevê a criação de um próximo núcleo voltado para ações de Fazenda Pública, e as metas de produtividade do TJRJ exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Peço a colaboração, participação e entusiasmo de todos vocês”, ressaltou.
Participaram também do encontro a juíza auxiliar da Presidência Fernanda Galliza do Amaral; o presidente da 3ª Seção Regional da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juiz Octávio Chagas de Araújo Teixeira; o juiz dirigente do 4º Nur, Gustavo Henrique Nascimento Silvia; o juiz diretor do Fórum de Nova Iguaçu, Paulo Luciano de Souza Teixeira, além de magistrados das comarcas locais.
Da esquerda para a direita: juíza Fernanda Galliza, juiz Octávio Chagas, desembargador Henrique Figueira e juízes Gustavo Henrique Silva e Paulo Luciano Teixeira
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ
SP/ MB