Autofit Section
TJRJ discute gestão de Fundo Especial e depósitos judiciais com sistema bancário
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 09/02/2026 09h31

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) deu continuidade, na tarde de sexta-feira, dia 6 de fevereiro, a uma série estratégica de reuniões com as principais instituições financeiras do país. O objetivo central é o aprimoramento da gestão e a busca por maior transparência no manejo dos recursos públicos sob custódia da Corte. O encontro, realizado com representantes do Itaú, integra um cronograma que já contou com o Bradesco e o BTG, e seguirá com o Santander e a Caixa Econômica Federal no dia 24 deste mês, encerrando com o Banco do Brasil em 3 de março.

A condução dos trabalhos está a cargo da Comissão de Políticas Institucionais para Integração da Gestão Estratégica, Financeira e Orçamentária (Copae). A pauta principal gira em torno da otimização do Fundo Especial do TJRJ. Outro ponto crucial das reuniões é a gestão dos depósitos judiciais.

                                                                     Otimização do Fundo Especial do TJRJ foi a pauta principal da reunião

As próximas reuniões com Santander, Caixa e Banco do Brasil devem consolidar o diagnóstico técnico que permitirá ao TJRJ decidir por estratégias que garantam a preservação do capital e o melhor retorno para a administração pública. "Somos cuidadores de dinheiro que são de terceiros. A estrutura de governança exige que sejamos conservadores", reforçou o presidente da Copae, desembargador Elton Martinez Carvalho Leme.

Também participaram da reunião os desembargadores João Ziraldo Maia e Alexandre  Teixeira de Souza; os juízes auxiliares da Presidência Marcelo Martins Evaristo da Silva e João Luiz Ferraz de Oliveira Lima; o juiz Gilberto de Mello Nogueira Abdelhay Junior; o secretário-geral de Planejamento, Coordenação e Finanças (SGPCF), Eliezer Viana de Oliveira; e o secretário-geral de Gestão de Pessoas (SGPES), Gabriel Albuquerque Pinto.

AB/MB

Foto: Brunno Dantas/TJRJ