Autofit Section
Formatura dos 27 novos juízes do 39º Curso de Formação Inicial da Magistratura é marcada por longos aplausos e emoção
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 30/01/2026 16h23

A imagem mostra uma foto oficial de grupo em um auditório institucional, reunindo um grande número de pessoas dispostas em várias fileiras. A maioria veste trajes formais, como ternos, gravatas, vestidos e roupas sociais, o que indica um evento solene, possivelmente uma cerimônia, curso ou ato oficial.

               Presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, participa da formatura dos 27 novos juízes do Poder Judiciário fluminense  

Dia 2 de fevereiro de 2026. Essa data ficará marcada na vida dos 27 novos juízes que iniciam agora suas carreiras na magistratura fluminense. Depois de quatro meses de intenso aprendizado, foi na manhã e tarde desta sexta-feira, 30 de janeiro, que o grupo, também composto por magistrados angolanos, se formou no 39º Curso de Formação Inicial de Magistratura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, fez a saudação a todos os novos juízes que, a partir da próxima segunda-feira, iniciam, efetivamente, suas carreiras na primeira entrância. Esses magistrados foram aprovados no L Concurso para a Magistratura de Carreira e tomaram posse em outubro do ano passado. Agora, depois de cumprir todas as etapas, estão prontos para exercer a prestação jurisdicional para a população.

“Dêem o seu melhor sempre”

“Hoje, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro são vocês. Sei que vocês agora estão preparados tecnicamente, mas pensem na importância que um magistrado tem na vida das pessoas. Isso é o que eu espero de vocês: dêem o seu melhor sempre, defendendo a democracia, a Constituição, as leis e sirvam à população. Eu aqui parafraseio uma célebre frase do ex-presidente John Kennedy e pergunto: nunca perguntem o que o tribunal pode fazer por vocês, mas o que vocês podem fazer para o tribunal e para a população”, disse o desembargador Ricardo Couto de Castro.

Não foi uma simples cerimônia de formatura. Por alguns momentos, longos aplausos, algumas vezes de pé, choro contido e emoção, quando o juiz Vinicius dos Angeles Nascimento, falou em nome da turma que concluiu o curso.

Com a voz embargada em alguns momentos, o novo juiz escreveu uma carta-compromisso em nome de todos ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro falando um pouco da expectativa, da responsabilidade do cargo que agora vão exercer e da importância em ser um magistrado do TJRJ.

O agradecimento fraterno de Angola

Em nome dos auditores magistrados angolanos, quem representou o grupo foi Adão Alberto Luciano que agradeceu a troca rica de experiências entre os juízes do Judiciário fluminense e os de Angola. Lembrou de momentos marcantes e fraternos vividos ao longo dos dias e agradeceu a colhida calorosa e fraterna da direção e do alto comando do Poder Judiciário da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e de todos os envolvidos no curso, nas visitas feitas pela comitiva e na troca de experiências.

Antes da formatura, que também aconteceu no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura da Emerj, foi realizada uma reunião com os juízes formandos do 39º Curso de Formação Inicial da Magistratura.

Além do presidente do TJRJ, participaram da mesa de abertura os desembargadores Gabriel de Oliveira Zéfiro, coordenador do Curso de Formação Inicial da Emerj; a desembargadora Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy, coordenadora do Conselho de Vitaliciamento do TJRJ; os juízes auxiliares da presidência do tribunal, Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto, Daniela Ferro Affonso, Paula Feteira Soares e Carla Faria Bouzo, que expuseram aos novos magistrados suas funções e atribuições e como poderiam auxiliar os juízes que agora chegam para suas funções.

Um tribunal sempre de portas abertas

Assim como o presidente, desembargador Ricardo Couto de Castro, o coordenador-geral da Emerj, desembargador Cláudio Luis Braga Dell’Orto disse que as portas estão e estarão sempre abertas aos magistrados em suas carreiras que agora começam efetivamente a exercer a função jurisdicional para a população fluminense.

“É uma honra muito grande tê-los todos aqui, um momento fundamental para a formação inicial da magistratura. Vocês estão iniciando uma carreira exitosa e muito feliz e desejamos que esse curso traga para cada uma e para cada um aquilo que todos nós buscamos que é fazer o bem, como disse o desembargador Ricardo Couto, através da realização da justiça”, destacou o desembargador Dell’Orto.

O presidente do TJRJ e o diretor-geral da Emerj entregaram, ao final da cerimônia, os certificados aos novos formandos e, em nome de todos, receberam os diplomas de conclusão o primeiro colocado no L Concurso da Magistratura de Carreira, João Zacharias de Sá e ao angolano Jacinto Celestino Afonso Chitanga.

Da esquerda para direita: juiz João Zacharias de Sá; diretor da Emerj, desembargador Cláudio Dell'Orto; presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro; e o auditor magistrado Jacinto Celestino Afonso Chitanga

Participaram também da cerimônia, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro; o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, juiz auxiliar do Curso de Formação Inicial da Emerj; e Patsy Schlesinger, diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados da Emerj.

PF/IA

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ