Autofit Section
Terceira edição do Natal Social do TJRJ acontece nesta sexta-feira, 12 de dezembro
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 11/12/2025 10h

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com a organização social Desata-me, promove nesta sexta-feira, 12 de dezembro, a partir das 11 horas, em frente ao prédio anexo da Lâmina III, a terceira edição do Natal Social do TJRJ. O evento tem o objetivo de celebrar o alcance social do Natal, exaltando os direitos fundamentais da pessoa humana.

Sob a coordenação do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, a ação solidária segue a orientação da Resolução 425 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud). O evento tem curadoria do 3º vice-presidente do TJRJ, desembargador Heleno Nunes; das desembargadoras Celeste Jathay, Lídia Moraes e Flávia Romano Rezende; e dos desembargadores Luiz Roldão de Freitas, José Muiños Piñeiro Filho e Paulo Wunder.

Representante da organização social Desata-me, Padre Lázaro destaca a importância do Natal Social do TJRJ, que busca contemplar a defesa da dignidade humana e os direitos fundamentais da população em situação de rua.

“O núcleo da nossa atuação, como representante legal da Desata-me, é a defesa dos direitos humanos e a proteção das garantias fundamentais da pessoa, ou seja, moradia, saúde, emprego e renda. A Resolução nº 425 do CNJ, estabeleceu que os tribunais devem buscar promover a acessibilidade de toda essa população vulnerável em suas instituições. Assim, em parceria com o TJRJ, organizamos esse evento para que, ao menos no Natal, que é um período de grande identificação da pessoa pobre com o Cristo sofredor, que veio como pobre na manjedoura, agasalhar na mensagem do Natal esse grito de socorro social para essa comunidade”, explicou padre Lázaro.

 Programação

O desembargador José Muiños Filho, às 11 horas, fará a mensagem de acolhida “Peregrinos da Esperança à Luz da Justiça e da Paz”. Em seguida, será a vez do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, apresentar a mensagem do Natal Social do Judiciário fluminense.

Após o Louvor à Terra Mãe e a Benção Ecológica, a ação solidária, como forma concreta de enfrentamento às desigualdades sociais, promoverá a distribuição de mil refeições à população em situação de rua.

JM/IA