Autofit Section
TJRJ recebe encerramento anual do “Programa de Mentoria em Educação Ambiental” do Inea
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 10/12/2025 16h20

Imagem do auditório Desembargador José Navega Cretton. Ao fundo a mesa do evento

Encerramento anual do "Programa de Mentoria em Educação Ambiental do Inea" foi realizado no Auditório Desembargador José Navega Cretton, no Fórum Central
 

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 10 de dezembro, o encerramento do segundo ciclo de 2025 do Programa de Mentoria em Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), voltado às gestões municipais.

O encontro marca a conclusão das atividades formativas do segundo semestre e do ano de 2025, voltadas ao fortalecimento das políticas públicas municipais e, em especial, à elaboração, implementação e revisão dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, com vistas ao ICMS Ecológico - mecanismo tributário em que estados repassam uma parte maior do ICMS aos municípios que adotam boas práticas ambientais - de 2026.

Durante o evento, que este ano teve como tema a Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, o diretor do departamento de Sustentabilidade da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRJ, Luiz Felipe Fleury Correa, informou que o termo de cooperação técnica entre o Tribunal e o Inea, uma parceria de anos, será renovado.

Parceria TJRJ e Inea

“Esse evento é fruto de um acordo de cooperação técnica de muitos anos que temos com o Inea que está sendo renovado agora e é uma forma de capacitar servidores do Inea e capacitar nossos servidores. Teremos aqui síndicos dos tribunais para que participem desse encontro, o plano da Mata Atlântica, sobre questões relevantes para se capacitarem”, disse Luiz Felipe Fleury Correa.

O diretor de Sustentabilidade destacou, ainda, que o TJRJ é referência em sustentabilidade no país e que o Judiciário fluminense trabalha na redução das emissões de carbono.

Compuseram a mesa de abertura do Programa de Mentoria em Educação Ambiental, o diretor de Sustentabilidade da (SGSUS), Luiz Felipe Fleury Correa, a gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Gestora da Universidade do Ambiente, Elaine Costa; o assessor da chefia de gabinete da Secretaria de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Dalmir Caetano, representando o secretário da pasta, Bernardo Rossi; a subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade do Inea, Marie Ikemoto e a assessora técnica do Inea Clarissa Fontelles, entre outros.

PF/IA

Foto: Brunno Dantas/TJRJ