Autofit Section
Dia da Justiça: TJRJ é o primeiro tribunal do país a receber selo por combate à violência contra a mulher
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 08/12/2025 13h49

 Mario William Esperr – Presidente da Associação brasileira de normas técnicas; desembargador Ricardo Couto – Presidente do TJRJ; Natalie de Castro Alves – Presidente do Instituto “Nós por elas”,  Ministro Dias Toffoli – STF; Renata Gil – Conselheira do CNJ

Da esquerda para direita: presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Mario William Esper; presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto; presidente do Instituto Nós por Elas, Natalie de Castro Alves; ministro do STF José Antonio Dias Toffoli; e conselheira do CNJ Renata Gil 

 

Um reconhecimento do compromisso institucional no combate à violência contra a mulher e na promoção da igualdade de gênero levou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) a ser o primeiro tribunal do país a receber o Selo Ouro do Instituto Nós por Elas, que vai se transformar em uma normativa de padrão de qualidade internacional ISO de enfrentamento a este tipo de violência.

O selo foi entregue durante a solenidade de comemoração do Dia da Justiça nesta segunda-feira, 8 de dezembro, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli, que destacou o papel dos magistrados atualmente. “Hoje, o magistrado tem um papel diferenciado. Ele tem que ir além dos autos e isso não é ativismo porque, para trabalhar com questões que envolvam conjuntos grandes da sociedade brasileira, só com ações estruturantes é que nós conseguiríamos diminuir a litigiosidade, pacificar a sociedade e fazer justiça a todos e a todas num país ainda com muita desigualdade social, com muita desigualdade regional”, afirmou.

“É uma conquista de todos nós, no dia a dia. Ao exercermos as nossas atividades com respeito, acabamos por conquistar este prêmio”, afirmou o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, agradecendo, elogiando e destacando, em especial, o trabalho que vem sendo desenvolvido por magistradas do Poder Judiciário fluminense.

“A mensagem que fica é muito clara, muito direta: neste Dia da Justiça, que a justiça seja feita para as mulheres”, ressaltou a presidente do Instituto Nós por Elas, Natalie de Castro Alves.

O Selo

O Selo Nós por Elas, reconhecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável por alcançar a igualdade e empoderar todas as mulheres e meninas.

O Instituto Nós por Elas é uma Organização Não Governamental (ONG) fundada por mulheres de diversas áreas, como o setor jurídico e cultural, que se uniram para promover uma série de ações focadas no enfrentamento à violência contra a mulher e a desigualdade de oportunidades.

SF/IA

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ