Autofit Section
Instituições conquistam Selo de Responsabilidade Social do TJRJ
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 14/11/2025 17h53
Chancela referente ao ano de 2025 foi entregue pela Comissão de Articulação de Responsabilidade Social (Coaps) do Tribunal de Justiça a 12 parceiros colaboradores de iniciativas voltadas para a inclusão social e fomento à cidadania

Da esquerda para a direita, estão à mesa os desembargadores Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, Marco Aurélio Bezerra de Melo, Renata Machado Cotta, Claudia Maria de Oliveira Motta e os juízes Lysia Maria da Rocha Mesquita e Sandro Pitthan Espíndola

Da esquerda para a direita, estão à mesa os desembargadores Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, Marco Aurélio Bezerra de Melo, Renata Machado Cotta, Claudia Maria de Oliveira Motta e os juízes Lysia Maria da Rocha Mesquita e Sandro Pitthan Espíndola

“Eu vivo em um abrigo e, desde criança, sonho em ter a minha própria casa. E por meio do trabalho de jovem aprendiz, que consegui através da Comissão de Articulação de Responsabilidade Social (Coaps), estou juntando dinheiro e, em breve, terei a entrada para comprar uma casa”, contou a adolescente Ema. Ela e outros jovens assistidos pelas Varas de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e beneficiados com o programa compartilharam, por vídeo, a gratidão pela oportunidade de inserção no mercado de trabalho. O reconhecimento foi externado durante a cerimônia de entrega do Selo Responsabilidade Social, realizada nesta sexta-feira, dia 14 de novembro, no Auditório Desembargador José Navega Cretton, no Fórum Central. 
 
De acordo com a presidente da Coaps, desembargadora Renata Machado Cotta, o Selo de Responsabilidade Social é atribuído às empresas e instituições que estimulam e impulsionam a cidadania para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O evento de hoje tem por objetivo entregar o selo aos parceiros da Coaps que, neste ano, ofertaram cursos de capacitação e promoveram a inclusão no mercado de trabalho do púbico atendido pela comissão. Essas instituições também tiveram outras iniciativas que proporcionaram mais dignidade aos jovens, idosos e pessoas em situação de rua”, disse a magistrada durante a abertura.  
As instituições que receberam Selo de Responsabilidade Social em 2025 foram A Nossa Drogaria, 15º Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca da Capital (RCPN), Receita Federal, Firjan/Senai, Casa & Vídeo, Fecomércio RJ, Semove, Serviço Social do Comércio (Sesc), Prefeitura do Rio/Comlurb, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Supermercados Vianense. 

Imagem dos magistrados entregam Selo Responsabilidade Social ao diretor da Fecomércio RJ, José Luiz Paschoal, e ao consultor da Presidência da Fecomércio Otávio Santos da Silva Leite (ao centro da foto)  

Magistrados entregam Selo Responsabilidade Social ao diretor da Fecomércio RJ, José Luiz Paschoal, e ao consultor da Presidência da Fecomércio Otávio Santos da Silva Leite (ao centro da foto)  
 
Criação e missão  
 
Instituída pelo Ato Executivo 46/2019, a Comissão de Articulação de Responsabilidade Social (Coaps) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) tem a finalidade de promover e articular políticas sociais norteadas em práticas humanizadas e inovadoras de direitos sociais. Uma das missões da comissão é fomentar que adolescentes em situação de vulnerabilidade social assistidos pelas Varas de Infância e Juventude por medida protetiva ou socioeducativa encontrem condições de serem inseridos no mercado de trabalho através do programa de jovem aprendiz. 
 
A Coaps também realiza um trabalho voltado para pessoas idosas por meio do projeto Reciprocidarte. A iniciativa promove visitas de estudantes do ensino fundamental a instituições de acolhimento de longa permanência. A ação, realizada nos municípios do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Teresópolis, busca minimizar o impacto das alterações emocionais decorrentes do envelhecimento, resgatar a história e a autoestima de idosos, além de estimular a solidariedade dos pequenos, promovendo uma interação intergeracional. 
 
A comissão também atua diretamente no atendimento a pessoas em situação de rua a partir do Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop). O centro tem unidades no Centro do Rio de Janeiro e em Niterói, realizando, em média, 200 atendimentos por dia. Em um só local, as pessoas podem acessar diversos serviços prestados por órgãos federais, estaduais e municipais com uma equipe especializada e multidisciplinar coordenada pelo Poder Judiciário do Rio de Janeiro.
 
Empresas interessadas em colaborar com a Coaps com a oferta de vagas de jovem aprendiz, cursos de capacitação ou outras formas de contribuição podem entrar em contato com a comissão pelo e-mail coaps@tjrj.jus.br ou pelo telefone (21) 3333-4444. 
 
KB/SF
 
Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ