Desembargador Ricardo Couto é eleito vice-presidente de Relacionamentos Institucionais do Consepre
O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, e o atual presidente do Consepre, desembargador do TJRO Raduan Miguel Filho, com o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto (à direita) e os representantes dos outros tribunais durante a eleição da Mesa Diretora para 2026
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, foi eleito vice-presidente de Relacionamentos Institucionais do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) para o ano de 2026. A eleição foi realizada na quinta-feira, 13 de novembro, durante o XVIII Encontro do Consepre, no Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Com 23 votos, assumirá a Presidência do Conselho, no ano que vem, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.
Foram escolhidos também, para a Vice-Presidência do Consepre, a presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargadora Lidia Maejima; para a Vice-Presidência de Inovação e Tecnologia, o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan; e, para a Vice-Presidência de Cultura, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Jayme Henrique Ferreira.
A eleição foi conduzida pelo atual presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel Filho. O XVIII Consepre teve início na última quarta-feira, 12 de novembro, e termina nesta sexta-feira, 14 de novembro, em Minas Gerais. Durante o evento, foram apresentados os painéis “Judiciário e Sociedade – Inclusão e Aproximação”, que abordou os projetos Amigo Down, Rua de Direitos, Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG e Posso Ajudar!; “Cooperação Judiciária”, que destacou os Núcleos de Justiça 4.0, Fóruns Digitais e parcerias institucionais da Corte mineira; “Qualidade de Vida para Quem Constrói o Judiciário”, entre outros.
O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) nasceu no dia 5 de novembro de 2021 da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça e tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro (à esquerda), será o vice-presidente de Relacionamentos Institucionais do Consepre no próximo ano
MB/IA