TJRJ é homenageado pela Justiça gaúcha em Congresso de Cooperação Judiciária
Desembargador Ricardo Cardozo ressaltou em seu discurso que a colaboração com a Justiça gaúcha foi um marco importante para a cooperação institucional
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) foi homenageado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) em razão do conjunto de ações praticadas durante o período de enchentes no ano de 2024, com base no Termo de Cooperação firmado entre as duas Cortes. O reconhecimento aconteceu na última quinta-feira, 23 de outubro, durante o III Congresso Gaúcho de Cooperação Judiciária, realizado no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. Além da doação de 4 mil computadores para o TJRS, que contou com apoio logístico da Força Aérea Brasileira (FAB), cerca de 60 juízes e 11 desembargadores do Judiciário Fluminense se voluntariaram para participar de audiências e sessões de julgamento enquanto a sociedade gaúcha enfrentava os severos impactos causados pela crise climática que atingiu o estado em maio do ano passado.
O presidente do TJRJ no biênio 2023-2024, desembargador Ricardo Cardozo, discursou durante a abertura do evento e enfatizou que a colaboração com a Justiça gaúcha foi um marco importante para a cooperação institucional, tema central do evento, mas sem deixar de lado os valores humanitários. “Trata-se de um gesto que transcende a formalidade de uma cerimônia. É o reconhecimento de um elo humano e institucional que se forjou em meio à dor e à necessidade. E que revelou, mais uma vez, que o Judiciário brasileiro é capaz de agir com empatia, eficiência e solidariedade. Quando o TJRJ estendeu a mão ao TJRS, não o fez apenas como instituição, mas como comunidade humana, consciente de que a Justiça é uma só, e de que nenhum tribunal é verdadeiramente justo se não for solidário", afirmou.
PB/IA