Autofit Section
“Saúde além do espelho” é tema de debate no Museu da Justiça de Niterói
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 24/10/2025 14h39

 

Da esquerda para direita: Fisioterapeuta Veronica Silva (vestido verde); educador físico Abel Santanna (óculos e camisa preta); psicóloga Marília Paiva (loira, camisa preta); nutricionista Alexia Rocha (camisa verde) e o arte-educador/mediador da roda de conversa Whiverson Reis (camisa amarela, barba).

Da esquerda para direita: fisioterapeuta Veronica Silva; educador físico Abel Santanna; psicóloga Marília Paiva; nutricionista Alexia Rocha e o arte-educador/mediador da roda de conversa Whiverson Reis

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito de saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Com base nesta premissa, o Edifício Desembargador Jalmir Gonçalves da Fonte, sede do Museu da Justiça em Niterói recebeu, nesta quinta-feira, 23 de outubro, profissionais de diversas especialidades para a roda de conversa “Saúde Além do Espelho: conversas sobre corpo, mente e qualidade de vida”.

O principal objetivo do encontro foi refletir sobre a saúde a partir de diferentes perspectivas e experiências, indo além da estética e valorizando o equilíbrio entre corpo, mente e qualidade de vida. A conversa, mediada pelo arte-educador Whiverson Reis, contou com a participação do educador físico e treinador de crossfit Abel Santanna, da fisioterapeuta Veronica Silva, da nutricionista Alexia Rocha e da psicóloga Marília Paiva.

Cuidados com a saúde mental

Marília, que é analista no Serviço de Saúde Mental Ocupacional do Departamento de Saúde do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, reforçou a importância da atuação conjunta entre as diferentes áreas de atuação na saúde que, de acordo com ela, se complementam. Em sua fala, a psicóloga também alertou para os perigos do excessivo uso das redes sociais e os impactos negativos que podem surgir a partir de comparações com rotinas e “corpos que não são reais”, promovidos por influenciadores digitais. 

“Essas pessoas têm uma estrutura muito superior, vivem para isso e possuem uma equipe por trás, o que não é a realidade da maioria. Então é muito importante ter noção de até que ponto a internet está sendo produtiva, porque os nossos pensamentos ditam nossos comportamentos. Se você se sente mal por não alcançar algo que é irreal, acaba se bloqueando para outras atividades.”

Cuidados com o corpo

Ao abordar os princípios básicos para uma alimentação saudável – variedade, qualidade, moderação e consciência – a nutricionista Alexia Rocha deixou um recado importante para os ouvintes: “Abrir menos embalagens e descascar mais”, incentivando o consumo de alimentos naturais ao invés de produtos processados. O treinador de crossfit Abel Santanna, por sua vez, ressaltou os benefícios de praticar exercícios físicos e colocar o corpo em movimento para diminuir o risco de doenças e melhorar a qualidade de vida.

Em outro momento da atividade, a fisioterapeuta Veronica Silva convidou o público para participar de uma pequena sessão de ginástica laboral, fazendo com que todos se levantassem de seus assentos para aprender uma série de alongamentos que podem ser realizados nos intervalos das jornadas de trabalho.

PB/IA

Fotos: Pedro Borges/TJRJ