Autofit Section
TJRJ publica edital de migração para Mercado Livre de Energia
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 17/10/2025 15h43

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) anunciou, no dia 15 de outubro, um importante passo relacionado à sustentabilidade com eficiência no uso de recursos públicos e consumo de energia. A publicação do edital de licitação para a compra de energia no Mercado Livre —  que permite ao consumidor escolher o próprio fornecedor e negociar diretamente o preço e as condições de fornecimento — faz parte de uma perspectiva de mudança estratégica feita pelo Tribunal, por meio da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS).

Com essa mudança, o TJRJ passará a consumir energia 100% proveniente de fontes renováveis, como solar, eólica e pequenas centrais hidrelétricas. A comprovação da origem dessa energia limpa será feita por meio de certificados internacionais chamados I-RECs ou International Renewable Energy Certificate, que atestam o consumo da energia renovável e confirmam se os atributos ambientais foram devidamente registrados e "aposentados" (retirados de circulação), garantindo rastreabilidade e transparência. 

Número de unidades que farão a migração 

A migração abrangerá 103 prédios consumidores do Tribunal, de média tensão, de um total de 165 unidades — 62 unidades de baixa tensão não estão no contrato — tornando o TJRJ a instituição com a maior transição para o Mercado Livre de Energia entre todos os tribunais do país. O contrato será firmado com base em um preço unitário por megawatt-hora (MWh) efetivamente consumido, permitindo flexibilidade e previsibilidade na gestão do gasto energético. No edital, está prevista a demanda média de 103 mil MWh/ano para o período do contrato.

Redução de emissões de Escopo 2