Judiciário fluminense anuncia edital de migração para o Mercado Livre de Energia
Presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, destaca economia de até R$ 100 milhões com energia limpa no TJRJ ao lado do expositor Thor Kopperud e do presidente da Comissão de Sustentabilidade (Cosus), desembargador Elton Leme
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, anunciou na manhã desta quarta-feira, 15 de outubro, durante a abertura do evento “Alternativas Sustentáveis: consumo consciente”, no térreo do Fórum Central, na Lâmina I, a publicação do edital de licitação da compra de energia no Mercado Livre. A iniciativa faz parte de uma perspectiva de mudança estratégica feita pelo Tribunal através da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), que vai resultar em diversas vantagens - como a economia expressiva de recursos financeiros, a possibilidade de escolha da fonte contratada, a maior liberdade e autonomia na negociação de preços e condições de fornecimento da energia elétrica.
“O dia de hoje é um marco dentro da ideia de sustentabilidade. Nós estamos abrindo uma licitação para migrar para o Mercado Livre de Energia com o objetivo de trazer mais energia limpa para o Tribunal e mais economia. Dentro do que estudamos, há uma perspectiva de reduzirmos em 30% o nosso gasto anual. Isso representará, em 5 anos, uma economia de mais de R$ 100 milhões. Esse total poderá ser destinado para outras atividades afins dentro de um campo prestacional da jurisdição. Hoje é um dia simbólico dentro desta visão de sustentabilidade e vida em prol da ecologia”, destacou o presidente do TJ.
O conjunto de ações abrange energia renovável, eficiência energética, consumo sustentável de água, transporte, contratações e gestão de resíduos. O presidente da Comissão de Sustentabilidade (Cosus), desembargador Elton Leme, considera que a iniciativa evidencia que o TJRJ está avançando de forma consistente em sua jornada de descarbonização.
“A partir da orientação do presidente vamos adotar posturas concretas que externalizem essa consciência que já temos de sustentabilidade. A adoção de energia renovável reduz quase totalmente as emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo de eletricidade. Mais do que uma medida de eficiência, a migração para o mercado livre de energia representa um exemplo de responsabilidade ambiental e econômica, reafirmando o papel do TJRJ como referência entre os órgãos públicos na adoção de práticas sustentáveis e inovadoras”, explicou o desembargador.
Durante o evento, o presidente visitou a exposição na parte externa, que exemplifica soluções práticas e acessíveis para o dia a dia, incluindo demonstrações de bicicletas e veículos elétricos, compostagem doméstica e corporativa, geração de energia solar fotovoltaica e outras iniciativas voltadas à preservação ambiental.
Presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, visitou a exposição na parte externa com a juíza auxiliar Paula Feteira Soares e com o secretário-geral da SGSUS, Carlos Eduardo Menezes da Costa, para verificar as demonstrações de geração de energia solar fotovoltaica e outras iniciativas voltadas à preservação ambiental
A iniciativa integra o compromisso do TJRJ com o Programa Justiça Carbono Zero, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a meta de neutralidade climática da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), especialmente a Energia Limpa e Acessível, 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).
A juíza auxiliar da presidência Paula Feteira Soares e o secretário-geral da SGSUS, Carlos Eduardo Menezes da Costa, marcaram presença, além de servidores, colaboradores e convidados.
O evento "Alternativas Sustentáveis: consumo consciente” vai acontecer até esta quinta-feira, dia 16 de outubro, das 10h às 17h, no térreo da Lâmina I do Fórum Central, localizado na Rua Dom Manuel, s/n).
SV/MG
Fotos: Felipe Cavalcanti/ TJRJ