Autofit Section
Práticas de responsabilidade ambiental são tema de evento dias 15 e 16 de outubro
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 14/10/2025 12h32

Promover práticas que contribuem para a redução das emissões indiretas de gases de efeito estufa e para o fortalecimento da agenda ESG - objetivos e ações que demonstram como a instituição vai lidar com as questões ambientais, sociais e de governança -  no Poder Judiciário. Este é o objetivo do evento “Alternativas Sustentáveis: consumo consciente”, que será realizado nestas quarta e quinta-feiras, dias 15 e 16 de outubro, no Fórum Central.  A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS).

A abertura do evento acontecerá no dia 15 de outubro, às 11h, no térreo da lâmina I (Fórum Central - Rua Dom Manuel, s/n), e contará com a presença do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, do presidente da Comissão de Sustentabilidade (Cosus), desembargador Elton Leme, da juíza auxiliar da Presidência Paula Feteira Soares e do secretário-geral da SGSUS, Carlos Eduardo Menezes da Costa.

Durante as palestras, serão apresentadas iniciativas e reflexões sobre a inovação sustentável no Poder Judiciário, com ênfase nas medidas que visam a reduzir o impacto ambiental e a estimular o consumo consciente. Paralelamente, das 10h às 17h, haverá uma exposição no térreo da Lâmina I com soluções práticas e acessíveis para o dia a dia, incluindo demonstrações de bicicletas e veículos elétricos, compostagem doméstica e corporativa, geração de energia solar fotovoltaica e outras iniciativas voltadas à preservação ambiental. No dia 15, o público também poderá participar de uma ação especial de coleta de pilhas e cápsulas de café, reforçando a importância do descarte correto de resíduos.

O evento integra o compromisso do TJRJ com o Programa Justiça Carbono Zero, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).

As palestras terão transmissão ao vivo pela plataforma Teams. Os servidores que desejarem participar terão as horas registradas como capacitação profissional na Escola de Administração Judiciária (Esaj).

SGSUS