Museu da Justiça: programação reúne gêneros textuais, música, mediação e arbitragem
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio do Museu da Justiça, preparou, para a próxima semana, mais uma série de atividades gratuitas abertas ao público. Confira a programação.
14 de outubro – terça-feira
Museu Convida com Aula Pública sobre gêneros textuais e o vestibular
Museus são espaços de memória, pesquisa, cidadania, sociabilidade e de educação não formal. Têm, em sua função social, a propagação de cultura e conhecimento, e um meio que pode ser utilizado para tal é a educação, capaz de alargar horizontes e transformar realidades. O Museu da Justiça, com o intuito de cumprir essa função, continua, neste mês, com uma série de aulas públicas com temáticas variadas que contribuirão para o aprendizado de estudantes e o público em geral. Na nova edição, a professora Cristina Grilo abordará o tema “Gêneros Textuais e o Vestibular”.
SERVIÇO:
Local: Sala Multiuso do Museu da Justiça - Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Endereço: Rua Dom Manuel, 29, térreo – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Horário: 15h
Informações: museu.sepep@tjrj.jus.br . Capacidade 54 pessoas. Clique neste link e faça sua inscrição.
A aula também será transmitida pelo Teams. Clique neste link para acompanhar a aula.
Será concedida declaração de participação para as pessoas que se inscreverem e optarem, no ato da inscrição, pelo recebimento. A emissão da declaração está condicionada à assinatura da lista de presença no dia do evento. O formato da lista, física ou virtual, será de acordo com a modalidade escolhida.
Entrada Franca | Classificação livre
16 de outubro – quinta-feira
Museu Convida: “No Canto do Intercantus – Especial Dia da Música Popular Brasileira e Dia do Coralista”
Para comemorar o Dia da Música Popular Brasileira, 17 de outubro, e o Dia do Coralista, 19 de outubro, o Museu da Justiça promove a apresentação do coro Intercantus – palavra que consegue unir interação e canto no mesmo nome. Criado em 2019, o coro já se apresentou em diversos teatros e espaços culturais da cidade. É da Associação de Canto Coral, fundada em 1941, e tem um papel importantíssimo no cenário da música coral no Brasil. O coro Intercantus é sinônimo de música de qualidade apresentando o projeto No Canto do Intercantus, abrangendo estilos e períodos diversos da música popular brasileira.
No repertório, obras de Tim Maia, Almir Sater, Lulu Santos, Flavio Venturini e outros. O evento é gratuito. Para participar, basta retirar senha individual na recepção do Museu da Justiça, 30 minutos antes do evento.
SERVIÇO:
Local: Salão Histórico do I Tribunal do Júri do Museu da Justiça - Edifício Des. Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Endereço: Rua Dom Manuel, 29, 3º andar - Centro, Rio de Janeiro
Horário: 18h
Informações: museu.sepep@tjrj.jus.br. Capacidade: 120 pessoas
Entrada Franca | Classificação livre
17 de outubro – sexta-feira
Mediação e Arbitragem em Foco: Celebrando o Primeiro Ano
A Comissão de Mediação e Arbitragem da Associação Brasileira de Advogados (ABA) completa seu primeiro ano de atuação, consolidando-se como um espaço dedicado ao estudo, à promoção e ao aprimoramento de práticas consensuais no Direito. A ABA, instituição de referência na representação e valorização da advocacia no Brasil, busca fomentar o diálogo, a qualificação profissional e a inovação jurídica. O evento celebra as conquistas da Comissão, que promove o intercâmbio de experiências e discute os avanços e desafios da mediação e arbitragem como ferramentas estratégicas de resolução de conflitos. Profissionais do Direito, acadêmicos e demais interessados terão a oportunidade de refletir sobre a importância dessas práticas na construção de soluções mais céleres, justas e colaborativas, fortalecendo a cultura do consenso e do respeito às garantias processuais.
Palestrantes:
Daniela Muniz – coordenadora da pós-graduação em Justiça Multiportas na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj); professora de Direito Processual Civil no IBMEC e na Emerj; doutoranda e mestre em Direito; pós-graduada em Processo Civil; especialista em Direitos Humanos e Novas Tecnologias na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; membro do Fórum Permanente de Processo Civil da Emerj, da Associação Brasileira Elas no Processo (Abep) e da Comissão de Mediação do IASP.
Camila Leal – juíza titular da 72ª Vara do Trabalho; mediadora judicial; professora e pesquisadora. Mestre em Direito com ênfase em Resolução de Conflitos pela Ambra University (EUA), formada no "Theory and Tools of the Harvard Negociation Project" (Harvard University). É referência na construção de ambientes organizacionais baseados em confiança, saúde mental e cultura de paz. Integra o conselho editorial da Revista Judicial do TRT/RJ, atua como formadora de mediadores judiciais e leciona em curso de pós-graduação.
Adriana Brasil – advogada graduada pela Universidade Cândido Mendes. Pós-graduada pela FGV-RJ em Direito Processual Civil. Pós-graduada em Direito Contratual pela FGV-RJ. Membro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Membro da Comissão Permanente de Direito Processual Civil do IAB. Presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB (2022/2025 e 2025/2028). Conselheira da Seccional da OAB/RJ (2022/2024 e 2025/2027).
SERVIÇO:
Local: Sala Multiuso do Museu da Justiça - Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Endereço: Rua Dom Manuel, 29, térreo – Centro, Rio de Janeiro
Horário: das 14h às 17h
Informações: museu.sepep@tjrj.jus.br
Entrada Franca | Classificação livre
IA/ SF