Presidente da ABL, Merval Pereira, elogia ação social em homenagem ao “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência"
A ação social em homenagem ao “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, programada para etas quarta e quinta-feiras, 24 e 25 de setembro e promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai), foi elogiada pelo jornalista, escritor e presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira. Durante os dois dias, das 10h às 17h, o Judiciário fluminense vai oferecer uma série de serviços e atendimentos gratuitos voltados para pessoas com deficiência.
“A iniciativa do TJRJ é fundamental e reafirma o compromisso da nossa sociedade com a inclusão, a cidadania e o respeito à diversidade. Ao oferecer serviços gratuitos e acessíveis ao público PcD, o TJRJ cumpre um papel social de enorme relevância: o de aproximar a Justiça das pessoas e garantir que os direitos sejam vividos plenamente por cada cidadão”, destacou o imortal.
A ação social, realizada pelo 4º ano consecutivo, reunirá tribunais, secretarias estaduais e municipais e outros órgãos que vão oferecer atendimento com juízes para a realização de casamento, divórcio, retificação de registro civil, registro tardio, guarda, tutela, interdição, mudança de nome social; acompanhamento para fazer cartão de gratuidade do JAÉ; cadastro de estagiários e vagas de emprego para pessoas com deficiência; serviços de beleza; audiometria, oftalmologia, assistência social; entre outros.
Também serão realizadas diversas palestras e rodas de conversa, abordando temas como “O compromisso dos Tribunais do Rio de Janeiro para com a promoção de acessibilidade e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, “Mulheres e deficiências”, “Saúde em foco”, “Pais atípicos”, “O Transtorno do Espectro Autista sob múltiplas perspectivas”. O evento vai contar ainda uma feira de artesanato com 20 expositores com deficiências, além de atividades culturais.
“Acredito que a Cultura, a Educação e a Justiça devem caminhar juntas na construção de um país mais igualitário, mais solidário e verdadeiramente inclusivo. Por isso, deixo aqui o meu convite e, sobretudo, o meu reconhecimento à importância desse evento, que é também um chamado à consciência de todos nós. Lutar pela inclusão é lutar pela dignidade humana”, disse o presidente da ABL.
Clique neste link para acessar as instituições e serviços do evento.
IA/SF