Autofit Section
Reunião debate medidas de enfrentamento à violência contra a mulher em Santa Cruz 
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 16/09/2025 17h51

A presidente da Comissão de Celeridade Processual da OAB/RJ, Carolina Miraglia; a Presidente da 30ª Subseção da OAB/RJ em Santa Cruz, Fernanda Thiessen; a coordenadora da Coem, desembargadora Adriana Ramos de Mello; a Ouvidora da Mulher da 30ª Subseção da OAB/RJ em Santa Cruz, Juliana Brollo, e as integrantes do Núcleo de Promoção de Políticas Especiais de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Nupevid)

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem) recebeu, na última segunda-feira, 15 de setembro, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de sua 30ª Seccional, localizada em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. O objetivo do encontro foi discutir medidas de enfrentamento à violência doméstica na região.

Durante a reunião, foram apresentadas estatísticas que comprovam a elevada densidade populacional de Santa Cruz e a vulnerabilidade social da comunidade que vive no bairro, em especial a população feminina. O diagnóstico elaborado a partir do encontro reforçou a necessidade de criação de mecanismos adequados para responder à crescente demanda por acolhimento, escuta qualificada e responsabilização nos casos de violência contra a mulher. 

A coordenadora da Coem, desembargadora Adriana Ramos de Mello, participou da reunião e destacou a relevância da proposta, principalmente em relação à proteção e promoção dos direitos das mulheres. Além disso, a desembargadora também apresentou projetos elaborados pela Coordenadoria voltados à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica, reforçando o compromisso do Poder Judiciário com a estruturação de políticas públicas de apoio às mulheres em situação de violência.

PB*/SF

*Sob supervisão