Música no Museu celebra o Mês dos Pianos com recital
Pianistas Ezequiel Perez e Cecília Guimarães se apresentam na Sala Multiuso
Bach, Mozart e Villa-Lobos. Esses grandes nomes da música clássica estiveram no repertório dos pianistas Cecília Guimarães e Ezequiel Peres durante o concerto do projeto Música no Museu, que marcou o retorno da série ao Museu da Justiça.
A apresentação aconteceu na sala multiuso do Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro e integrou a programação do Mês dos Pianos, em homenagem ao instrumento.
Os pianistas conduziram o público por diferentes períodos da música: do Barroco, com Johann Sebastian Bach, ao Classicismo, com Mozart, e ao Romantismo, com Franz Schubert e Robert Schumann, passando pelo Pré-Impressionismo, com Erik Satie. O recital ainda contou com duas composições autorais de Cecília Guimarães e foi encerrado no Nacionalismo, com a interpretação de Villa-Lobos.
“Música, para mim, é terapia”, refletiu a pianista.
Repertório recheado de clássicos encanta plateia
Na oportunidade, Cecília Guimarães também falou sobre o desafio de interpretar obras de diferentes épocas e sobre a parceria com a musicista Maria Helena de Andrade.
“O que nos incentiva muito é a orientação artística da Maria Helena de Andrade, concertista internacional e professora. Ela nos transmite o amor pela música e a vontade de tocar. A escolha do repertório é sempre um trabalho cuidadoso. Verificamos as peças escolhidas e tocamos lembrando sempre das características e procurando seguir o que cada compositor buscou transmitir”, completou a pianista.
Seu parceiro no recital, Ezequiel Peres, destacou a recepção calorosa da plateia no Museu da Justiça. “Esse é um espaço maravilhoso, aconchegante. Fomos muito bem recebidos por essa plateia, agradecemos e desejamos que iniciativas como essa perdurem por muito tempo.”
VS/ MG
Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ