TJRJ promove casamento comunitário de 187 casais neste sábado (23/8) na Catedral Metropolitana
O Tribunal de Justiça do Rio e Janeiro (TJRJ) promove, por meio da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), neste sábado, dia 23 de agosto, a partir das 8h, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, mais um casamento comunitário. No evento, serão realizadas conversões de uniões estáveis em casamentos civis de casais hipossuficientes economicamente. Ao todo, 187 casais participarão do evento.
O Casamento Comunitário realizado na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro desde 2015 decorre de uma parceria entre TJRJ, pela Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social - SGSUS, e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
A ação contará com a participação de 12 magistrados voluntários do TJRJ, que celebrarão os casamentos; 40 coristas do Coral do Judici´rio fluminense, cerca de 50 servidores/colaboradores voluntários do TJRJ e da Catedral. O Senac apoia a iniciativa com a doação de bolos e disponibilizando fotógrafos para registro do dia tão especial para os noivos.
A cada edição, o casamento comunitário renova seu propósito e ganha ainda mais significado ao facilitar a oficialização da união civil reunindo famílias, amigos, voluntários em geral e a comunidade em um momento de grande comoção para todos, não apenas para os casais.
O casamento deste ano conta com número recorde de casais e, como consequência, de magistrados celebrantes e demais voluntários envolvidos na logística.
Mais do que um ato jurídico, o Casamento Comunitário representa um momento de celebração coletiva do amor e da dignidade, reafirmando o compromisso do TJRJ e da Catedral Metropolitana de tornar o direito ao casamento acessível a todos.
FS/SF