Autofit Section
No Dia do Advogado e do Magistrado, 11 de agosto, presidente do TJRJ recebe homenagem
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 12/08/2025 16:11

Da esquerda para direita: Tiago Santos Salles, editor Executivo da revista Justiça & Cidadania; Marco Aurélio Bellizze, Ministro do STJ; desembargador Ricardo Couto de Castro, presidente do TJRJ; desembargadora do TJRJ, Ana Cristina Nascif Dib Miguel; desembargador federal Theophilo Miguel, do TRF-2; juíza Eunice Haddad, presidente da Amaerj; desembargador do TJRJ, Elton Leme; ministro do STJ, Luis Felipe Salomão; Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro; e Antônio Saldanha, ministro do STJ

Da esquerda para direita: o editor Executivo da revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salle ; o ministro do STJ Marco Aurélio Bellizze ; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro;  a desembargadora do TJRJ Ana Cristina Nascif Dib Miguel; o desembargador federal Theophilo Miguel, do TRF-2; a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad ; o desembargador do TJRJ Elton Leme; o ministro do STJ Luis Felipe Salomão; o prefeito da cidade do Rio de Janeiro,Eduardo Paes ; e o ministro do STJ Antônio Saldanha

Na data em que se comemora o Dia do Advogado e Dia do Magistrado, 11 de agosto, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, foi homenageado pela revista Justiça & Cidadania durante a cerimônia de lançamento da edição de nº 300 da publicação. O presidente foi escolhido como entrevistado principal da tricentésima edição da revista, por sua contribuição na defesa e fortalecimento da justiça e da democracia. 

Durante a solenidade, a Revista J&C também homenageou a Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ). Recepcionados pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ministros do Superior Tribunal de Justiça, desembargadores, juízes, advogados, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, e ainda, dirigentes esportivos e atletas participaram da cerimônia, realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
 
“Recebo com gratidão a homenagem desta noite e a honra de estampar a capa da edição 300 da revista Justiça & Cidadania. Aceito-a em nome de quem faz a Justiça todos os dias — magistradas, magistrados, servidoras e servidores — e em nome da sociedade fluminense, a nossa razão de existir", afirmou.

As ações prioritárias desenvolvidas pelo Judiciário fluminense para atender a sociedade também foram destacadas pelo presidente do TJRJ. “Trabalhamos para levar a Justiça a quem mais precisa. A Justiça Itinerante mantém calendários de atendimento e serviços de documentação, mediação e orientação cidadã em várias localidades, inclusive regiões pacificadas. Os Núcleos de Justiça 4.0 e o Juízo 100% Digital ampliam o trâmite remoto de processos, audiências por videoconferência e atendimento online via Balcão Virtual. Isso reduz deslocamentos e mantém o Fórum aberto a um clique para quem não pode faltar ao trabalho ou precisa enfrentar longos trajetos”, frisou o presidente, que também ressaltou as sessões de mediação e conciliação para solução de conflitos e a proteção de mulheres e grupos vulneráveis através de ações de enfrentamento à violência doméstica.
 
O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Luis Felipe Salomão, também presidente do Conselho Editorial da Revista Justiça & Cidadania, falou sobre o simbolismo da homenagem ao presidente do TJRJ. “Essa edição simbólica, de nº 300, traz o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro encarnado na figura do seu presidente, desembargador Ricardo Couto de Castro, porque o Tribunal do Rio foi o primeiro a distribuir a revista impressa para todos os desembargadores, juízes em seus gabinetes. Hoje, nós temos edições eletrônicas que chegam em vários lugares, mas, ainda hoje, em vários gabinetes que nós entramos no Superior Tribunal de Justiça, no Supremo Tribunal Federal, nos tribunais estaduais, nos tribunais federais, encontra-se a revista lá na sala de espera como um símbolo, gritando: nós estamos aqui!”, disse o ministro.
 
O prefeito Eduardo Paes parabenizou a Revista Justiça & Cidadania considerando oportuna a escolha do presidente do Judiciário fluminense como um dos homenageados da edição de nº 300. “Nesse momento que vive o nosso país, especialmente com ataques tão virulentos que se faz ao Poder Judiciário, nessa data em que comemoramos o Dia do Advogado, quero saudar aqui o Tiago Salles, editor executivo da Revista Justiça & Cidadania por essa homenagem tão importante ao nosso presidente Ricardo Couto. Mais uma vez, queremos aqui de maneira política manifestar o nosso apreço, apoio, respaldo às decisões do Poder Judiciário. Muito obrigado por tudo que o senhor faz pela justiça e, por consequência, pela democracia”, agradeceu o prefeito.
 
A cerimônia contou com as presenças dos ministros do STJ Antonio Saldanha Palheiro e Marco Aurélio Bellizze Oliveira; da 1ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães; da 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Maria Angélica Guerra Guedes; do 3º vice-presidente do TJRJ, desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; do diretor-geral da Emerj, desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto, e do editor executivo da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Salles.
 
Também prestigiaram o evento a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; o presidente do TRF-2, desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho; o ex-senador e um dos relatores da Assembleia Constituinte de 1987, Bernardo Cabral; magistrados do TJRJ e integrantes da administração municipal do Rio de Janeiro, entre outras autoridades e convidados presentes.
 
JM/MB

Foto: Brunno Dantas/TJRJ