TJRJ terá ação pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em setembro
Da esquerda para a direira: Rita Franco, servidora da Corregedoria Geral da Justiça; Carlos Eduardo Menezes da Costa, secretário da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS); juiz Rafael Carneiro, da Iª Vara de Família de Teresópolis; desembargadora Cláudia Maria de Oliveira Motta; Marcio Castro, diretor do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social; e a desembargadora Regina Lúcia Passos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça (Comai)
A grande ação social em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que vem sendo promovida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai) agora faz parte oficialmente do calendário anual do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A notícia foi divulgada pela presidente da Comissão, desembargadora Regina Lúcia Passos, nesta segunda-feira, 14 de julho, na primeira reunião para apresentar ideias e alinhar estratégias para a realização do evento, com data marcada para os dias 24 e 25 de setembro de 2025.
A ação social, promovida pelo Judiciário fluminense pelo quarto ano seguido, contará com a parceria de várias instituições públicas e privadas, oferecendo atendimentos em diversos serviços, tudo de forma gratuita.
O encontro desta segunda-feira reuniu membros da Comissão como a desembargadora Cláudia Maria de Oliveira Motta; o juiz de Direto Sandro Pitthan Espíndola, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça; o juiz de Direito Rafael Rodrigues Carneiro; o secretário da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), Carlos Eduardo Menezes da Costa; o diretor do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social, Márcio Castro; a diretora da Divisão de Acessibilidade, Claudia Brogno Linhares, entre outros participantes.
“Hoje realizamos a nossa primeira reunião interna da Comai. Na semana passada fizemos uma reunião com presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, e, falo em nome de todos nós, da boa vontade, disponibilidade e da sensibilidade do nosso presidente e, também por extensão, de toda a Alta Administração do Tribunal. Hoje em dia a gente sabe como é necessário você poder estar dando oportunidade para que todo mundo tenha acesso às coisas, sem barreiras. Para isso, precisamos oferecer condições para que todos possam participar de tudo que está acontecendo, de forma ativa. E é isso que vamos fazer na nossa ação social. Promover acessibilidade e inclusão. Vamos abrir as portas do Palácio da Justiça, nossos corações e nossas mentes”, destacou a magistrada.
Além da ação social em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o TJRJ vai receber o Encontro Interinstitucional de Comissões de Acessibilidade do Sistema de Justiça, no dia 12 de setembro. O evento, voltado à discussão da Lei Brasileira de Inclusão, vai contar com a participação de todos os tribunais do estado. Já nos dias 25 e 26 de agosto, integrantes da Comai participam do Seminário Nacional sobre Políticas de Acessibilidade, em Brasília.
IA/FS
Foto: Felipe Cavalcanti