GMF participa da 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional
No Estado do Rio de Janeiro, a Mostra começa pelos presídios Carlos Tinoco da Fonseca e Nilza da Silva Santos, em Campos dos Goytacazes
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) está apoiando a 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional. A iniciativa contempla a Resolução 391/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta a redução de pena por meio de leitura e de práticas educativas. A ação, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senappen), também visa fomentar a criação de espaços de escuta e diálogos de reconhecimento da dignidade das pessoas privadas de liberdade.
A mostra será apresentada em unidades prisionais de todos os estados e no Distrito Federal, entre os dias 14 e 18 de julho de 2025. No Rio de Janeiro, o presídio masculino Carlos Tinoco da Fonseca e o presídio feminino Nilza da Silva Santos, em Campos dos Goytacazes, serão os primeiros a receberem o evento. Na unidade masculina, a mostra será exibida nos dias 15 e 16 para 80 participantes. Já a unidade feminina terá 150 pessoas na plateia, nos dias 16 e 17 de julho.
KB/FS