Autofit Section
Projeto Orquídea vai florir árvores no entorno do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/07/2025 18:07

O analista da Divisão de Administração do Foro Central (Difor) Nader Zaidan Zaidan, e o jardineiro Anderson de Oliveira Marques iniciram a fixação  de orquídeas nas árvores

A beleza da orquídea, flor cada vez mais popular entre os cariocas, vai enfeitar os jardins do complexo do Judiciário fluminense no Centro do Rio. Foi iniciado nesta sexta-feira, 11 de julho, através do projeto “Orquídea”, idealizado pela Divisão de Administração do Foro Central (Difor), o plantio da flor, pela técnica da fixação em árvores (epífita), do Beco da Música. O planejamento prevê transformar o lugar num imenso jardim suspenso ao ar livre.

Segundo o analista da Divisão de Administração do Foro Central (Difor) Nader Zaidan Zaidan, a ideia é expandir as orquídeas para toda área em volta do TJRJ. “Estamos iniciando o projeto pelo Beco da Música, mas a ideia é transformarmos todo o entorno do Poder Judiciário num belo jardim suspenso”, explica Nader.
 
Projeto verde
 
O Projeto Orquídea busca incentivar o cuidado com o meio ambiente através do replantio das orquídeas. Trata-se de um projeto verde, que tem como principal objetivo aproximar as pessoas da natureza, mostrando como pequenas ações podem contribuir para a preservação da biodiversidade.

E, ao contrário do que muita gente pode pensar, a fixação das orquídeas não prejudica as árvores. Muito pelo contrário. E quem explica, é um dos autores do projeto e entusiasta das ações do Tribunal de Justiça pela preservação do meio ambiente, o engenheiro agrônomo do Tribunal Guilherme Henrique Mariano Rigueira.

“Essas plantas, além de lindas, são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. Muitas são epífitas, ou seja, crescem sobre outras plantas apenas como suporte, sem retirar nutrientes delas, absorvendo água e nutrientes da umidade do ar e da matéria orgânica. Além disso, são conhecidas pela sua beleza e delicadeza, o que também desperta o interesse e a curiosidade de quem participa do projeto”, explicou.
 
Pensou em jogar fora? Doe para o TJRJ
 
As orquídeas têm um ciclo natural: geralmente florescem uma vez por ano, com floradas que duram entre 15 e 60 dias. Após esse período, as flores caem e a planta entra em descanso, preparando-se para a próxima florada.
 Esse processo é completamente normal e faz parte da natureza da orquídea. Por isso, quem tem uma orquídea em casa sem flores e acha que ela não vai mais florescer e até pensou em jogar fora a planta, pode doar para o Tribunal, pois ela será cuidada pela equipe de jardinagem formada por Alexander, Anderson, Antônio, Edson, Leandro e Luiz, os "meninos do dedo verde" do TJRJ.

“O projeto, além de promover o contato com o verde, almeja o recolhimento para a fixação dessas plantas nas árvores no entorno do Fórum, para que permaneçam em ambiente propício para novas floradas”, explica o engenheiro agrônomo.
 
E Bruna Satiro, secretária da diretora da Difor, Kathia Glazy, foi a primeira a doar uma orquídea, no início do projeto. E não foi qualquer uma. Trata-se de uma planta que a acompanha há cinco anos e tem um valor sentimental grande. “Além de valorizar e respeitar a natureza, esse é um gesto de carinho. Ganhei essa orquídea de uma pessoa muito especial e, hoje, faço a minha doação. Que ela floresça linda, com as flores brancas e encantem quem estiver passando".

Quem quiser doar as orquídeas, basta ligar para o número 3133-3777. As doações podem ser feitas no seguinte endereço: Avenida Erasmo Braga,115, sala 118, corredor C, do Fórum Central, das 11h às 16h.
 

PF/MB/FS
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ