Esaj dedica terceira edição de revista acadêmica a crianças e adolescentes
Da esquerda para a direita, o corregedor, desembargador Cláudio Brandão, o presidente do TJ, desembargador Ricardo Couto e o presidente do Conselho Consultivo da Esaj, desembargador Sérgio Varella lançam a terceira edição da revista acadêmica
A terceira edição da revista científica da Escola de Administração Judiciária (Esaj) foi lançada na quinta-feira (10 de julho). O novo volume é uma homenagem às crianças e adolescentes e traz, em seus artigos, temas como: proteção à primeira infância, registro tardio de nascimento, lei de inclusão de pessoas com espectro autista, inovações tecnológicas, entre outros. Compuseram a mesa da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira e o presidente do Conselho Consultivo da Esaj, desembargador Sérgio Seabra Varella.
“A Esaj do desembargador Sérgio Varella é a Esaj da mutação. A escola nos provoca a não ficarmos parados, nos convida à mudança. Vamos evoluir, interagir, buscar o conhecimento como método para aprimorar a prestação de nossas atividades”, conclamou o presidente do TJ.
A Esaj Acadêmica é a primeira revista científica do TJRJ, composta por artigos científicos de servidores e professores orientadores. Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão, o lançamento da publicação consolida e reforça a função da escola. “A Esaj é motivo de orgulho para o nosso tribunal. Ela cumpre sua missão de produzir conhecimento e se coloca a serviço da sociedade, o que torna sua função ainda mais nobre e relevante”, disse.
Em sua fala, o desembargador Sérgio Varella destacou que a capacitação de servidores tem como consequência a maior efetividade na prestação jurisdicional. O magistrado também destacou o tema da terceira edição, dedicada à promoção de uma Justiça protetiva e transformadora para crianças e adolescentes. “A Esaj afirma-se como instituição pioneira na formação especializada e interdisciplinar, consolidando um legado pedagógico inovador, hoje disponível a toda sociedade, por meio de suas publicações voltadas à proteção de crianças e adolescentes”, declarou.
A professora Lúcia Frota Pestana de Aguiar, editora-chefe da publicação, apresentou aos presentes a terceira edição. A Esaj Acadêmica é uma publicação virtual, disponível para toda a sociedade no link.
“Pela primeira vez reunimos, em um volume institucional, oficiais de Justiça, técnicos, analistas, psicólogos, assistentes sociais e assessores jurídicos apresentando à sociedade seus estudos, suas vivências e sua visão qualificada sobre a proteção infantojuvenil. A revista é o reconhecimento da voz, do lugar, do valor que possuem como sujeitos ativos na produção do saber jurídico”, destacou.
A terceira edição é composta por dez estudos científicos. Autores dos textos presentes no evento receberam um certificado. Foram agraciados: Andréia Serra, João Pedro Fernandes, José de Arimatéa Souza, Oksana Ostrog e Rosângela Marinho. A desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves também compareceu ao lançamento.
MG/MB