NAPJUS Cultural apresentará cinedebate da série Coleção Antirracista
O Núcleo de Apoio e Promoção à Justiça Social (Napjus) vai promover um cinedebate com vídeos da série Coleção Antirracista no dia 10 de julho, às 16h, na Sala Multiuso do Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, no Centro do Rio. O Napjus faz parte dos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e da Discriminação (Cogens) e atua na gestão dos Pactos Nacionais do Judiciário pela Equidade Racial e dos Direitos Humanos.
A ação marca a 22ª Reunião do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas - Interlocução do Direito e das Ciências Sociais e a 23ª Reunião Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj) e é a primeira atividade do recém-criado Núcleo de Sociologia das Instituições do Observatório de Pesquisa Felippe de Miranda Rosa.
O evento também será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e pelo canal EMERJ EVENTOS, no Youtube (www.youtube.com/user/EMERJeventos/live). Servidores que assistirem presencialmente ou pelo Zoom poderão adquirir horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) e estudantes de Direito, horas de estágio pela OAB/RJ. As inscrições devem ser feitas através do link EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.
Abertura e debate
O desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas - Interlocução do Direito e das Ciências Sociais, fará abertura ao lado do juiz André Nicolitt, presidente do Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais da EMERJ, e destacou a importância da iniciativa.
“Os Cogens do TJRJ, alinhados às diretrizes do CNJ, desenvolvem diversas atividades voltadas à prevenção e enfrentamento do racismo, como a “Trilha da Memória”, palestras, vídeos e exposições. Uma nova iniciativa é o Cinedebate, evento idealizado pelo Napjus e que conta com diversas parcerias. De certo que há muito a ser feito para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e discriminações, mas o TJRJ, através de diversas unidades organizacionais, está em constante movimento para fortalecer o engajamento antirracista” comentou.
O debate será promovido pela historiadora Tatiana Lima Brandão, mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense; e pela documentarista, socióloga e pesquisadora Val Gomes, que dirigiu a série Coleção Antirracista. A coleção é composta por oito vídeos curtos que apresentam uma análise sobre os impactos que o colonialismo provocou no Brasil.
A ação tem a parceria do Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio de Janeiro, do Observatório de Pesquisas Felippe de Miranda Rosa, do Museu da Justiça do Rio, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas - Interlocução do Direito e das Ciências Sociais e do Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais.
Serviço:
Data: 10 de julho
Horário: 16h às 18h
Local: Sala Multiuso do Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro - Rua Dom Manuel, nº 29, Centro do Rio
KB/FS