Projeto Violeta será expandido em Barra do Piraí
O ‘Projeto Violeta’, que tem como objetivo promover a garantia da segurança e da proteção máxima das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, acelerando o acesso à Justiça daquelas que estão com sua integridade física e até mesmo com a vida em risco, será expandido na cidade de Barra do Piraí, no Sul do estado. No próximo dia 10 de julho, às 11h, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Prefeitura de Barra do Piraí celebram Termo de Convênio de Cooperação Técnica e Material para ampliar o projeto.
A Prefeitura de Barra do Piraí disponibilizará uma equipe multidisciplinar, integrada por profissionais especializados da área psicossocial (psicólogos e assistentes sociais) e estagiários que irão atuar no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Especial Adjunto Criminal. Uma sala de atendimento será disponibilizada no Fórum para atuação da equipe técnica, com garantia do sigilo profissional e privacidade para as mulheres em situação de violência. O local também contará com recepção e um espaço lúdico, com mesa e cadeiras infantis para a presença de crianças.
Para a instalação do ‘Projeto Violeta” foi realizada previamente uma visita técnica ao Fórum Zóptico Batista de Barra do Piraí com as presenças da juíza Katylene Collyer; da prefeita de Barra do Piraí Kátia Mikki; da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Daniella de Oliveira; da secretária municipal de Assistência Social, Marina Viola Tinoco; do delegado da 88ª Delegacia de Polícia, Rodolfo Atala; e de profissionais do Ministério Público; do Centro de Referência de Assistência Social; da Patrulha Maria da Penha; da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher.
No encontro, a prefeita assinou a carta de intenções para estabelecer o convênio de cooperação técnica e material com o TJRJ.
IA/FS