TJRJ realiza 1ª atividade do Circuito Cultural de 2025 com visita guiada ao CCBB
Os participantes dos projetos de inclusão social do TJRJ visitaram exposições em cartaz no CCBB
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), promoveu na última quinta-feira (30/5) a primeira atividade do Circuito Cultural de 2025. A ação consistiu em uma visita guiada ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com a participação de integrantes dos projetos de inclusão social “Começar de Novo”, “Inclusão Legal Jovens Mensageiros” e “Justiça pelos Jovens”.
Acompanhados pela equipe técnica e coordenação da Diretoria de Inclusão e Integração Social (DIISO), os 25 participantes tiveram a oportunidade de visitar duas exposições de destaque no cenário artístico contemporâneo: Antonio Obá | Finca-Pé: Estórias da Terra e Indomináveis Presenças.
A mostra de Antonio Obá oferece uma imersão na obra do artista brasiliense, explorando temas como identidade, ancestralidade e memória por meio de esculturas, desenhos, instalações e oficinas. Já a exposição Indomináveis Presenças, com curadoria de Luana Kayodê e Cinthia Guedes, reúne obras de artistas negros, indígenas e LGBTQIAPN+ de todo o Brasil, promovendo um olhar inclusivo e provocador sobre a história e as artes brasileiras.
A atividade proporcionou aos participantes um momento de reflexão e diálogo sobre temas sociais, culturais e identitários, reforçando o compromisso do TJRJ com ações de cidadania e inclusão sociocultural.
GL/FS
Foto: SGSUS