Autofit Section
Nupemec e NAPJUS capacitam gestores em práticas de comunicação não violenta e prevenção ao assédio em Teresópolis
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/06/2025 22:55

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e de Solução de Conflitos (Nupemec) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais (NAPJUS) promoveram, na última sexta, dia 30 de maio, oficina de comunicação não violenta, no Fórum de Teresópolis. Durante o evento, Renata Velloso, servidora do TJRJ e especialista em justiça restaurativa, mediação e conciliação, explicou que a prática da comunicação não violenta pode ser aplicada em vários contextos porque auxilia a tornar os espaços mais acolhedores e permite a resolução de conflitos de forma criativa e pacífica.

“A dinâmica propõe quatro focos de atenção e orienta a comunicação de tal forma a sermos compreendidos por outras pessoas nas relações intra e interpessoal. A prática estimula um conhecimento que nos leva a promover a empatia e, assim, contribui para a melhoria nas relações porque nos prepara para compreender o que o outro está querendo nos dizer”, destacou Renata.

Para Maria Araci Breckenfeld, psicóloga e analista judiciária do Núcleo de Atenção e Promoção à Justiça Social (Seam-Napjus), que estava presente na programação, a parceria do Nupemec e do Napjus com os Cogens (Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação de 1º e 2º Graus) potencializa o trabalho de divulgação do Canal do Acolhimento.

“Essa parceria é muito bem-vinda para que mais pessoas saibam que podem contar com os Cogens para serem acolhidas e ouvidas. O canal foi idealizado para que possamos pensar juntas e juntos sobre meios de prevenção ao assédio, que pode causar impactos significativos para a saúde dos envolvidos. Todo o processo é sigiloso e qualquer pessoa que trabalhe no tribunal, independente de função ou vínculo pode buscar o acolhimento”, observou Maria Araci.

Para entrar em contato com o canal de acolhimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro basta enviar um e-mail para cogen.assedio@tjrj.jus.br ou ligar para 21 3133-2966.

Estiveram presentes na oficina Patrycia Glicério, psicóloga, chefe do Serviço de Apoio à Justiça Restaurativa (Seaju -Nupemec); Maria Araci Breckenfeld, psicóloga e analista do Núcleo de Atenção e Promoção à Justiça Social (Seam-Napjus); além de Renata Velloso e outros servidores e prestadores de serviço. 

A capacitação encerrou a programação dos Cogens do 1º e 2º grau da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, que é realizada em maio e inserida na agenda permanente do TJRJ. A Semana foi instituída pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça de n° 450/2022. No período, o Judiciário fluminense organiza treinamentos e rodas de conversa para sensibilizar equipes sobre a importância do combate ao assédio moral, sexual e à discriminação no ambiente de trabalho. 


MF/FS