Primeira biografia de Mário Quintana é lançada no CCPJ
Da esquerda para a direita: o crítico literário Ricardo Vieira Lima, o desembargador Luís Gustavo Grandinetti, o ator Thiago Lacerda e o mediador W. B. Lemos
A primeira biografia do poeta Mário Quintana, intitulada “O Passarinho do contra: uma biografia de Mário Quintana”, foi lançada na quinta-feira (29 de maio) na Sala Multiuso do Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro. O lançamento do livro, de autoria do desembargador aposentado Luís Gustavo Grandinetti, faz parte do programa "Do Direito à Literatura", do Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio de Janeiro. O evento contou com uma leitura dramatizada dos poemas de Quintana feita pelo ator Thiago Lacerda e um debate com o crítico literário Ricardo Vieira Lima e o mediador W. B. Lemos.
O livro da Editora Tordesilhas/Alta Books apresenta uma versão do gaúcho Mário Quintana (1906-1994) que poucas pessoas conhecem, sem deixar de evocar o reconhecimento público que ele teve. A infância doente; a entrada e saída na Escola Militar, sem ter concluído o curso; o alistamento voluntário nas tropas Getúlio Vargas durante a Revolução de 1930; a paixão platônica por Cecília Meireles; o alcoolismo e a derrota nas três eleições da Academia Brasileira de Letras são alguns dos episódios da vida do escritor retratados na biografia.
O desembargador Grandinetti conta que o que motivou à construção da biografia foi a curiosidade do seu “eu leitor”. “O que me inspirou a criar esse livro foi o meu 'eu leitor', o leitor do Mário que eu era e que sempre fui. Ele sempre foi um autor mais reservado e eu tinha muita curiosidade em saber quem era Mário de Miranda Quintana com profundidade. Depois que me aposentei, tive tempo para me dedicar à arte da escrita e passei a pesquisar a vida e a obra dele. Esse livro é resultado de cinco anos de pesquisas”, revelou.
O desembargador Luís Gustavo Grandinetti, autor da biografia sobre Mário Quintana, e o ator Thiago Lacerda
O ator Thiago Lacerda deu voz às palavras de Mário Quintana, declamando diversas poesias que consagraram o escritor. “Os poemas” foi a composição escolhida pelo intérprete para abrir a noite: “Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto, alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti”.
O ator Thiago Lacerda declama poesias no evento de lançamento do livro “O Passarinho do contra: uma biografia de Mário Quintana” promovido pelo CCPJ
Para o crítico e poeta Ricardo Vieira de Lima, Grandinetti executou com brilhantismo o trabalho de pesquisador e biógrafo ao transcrever a história e as palavras de um homem que marcou a literatura nacional. “O Passarinho do Contra é fruto de uma pesquisa extremamente bem cuidada e bastante documentada. O biógrafo, como deve ser, foi às fontes primárias e originais. São surpreendentes alguns fatos da vida do biografado que estão revelados neste livro, mas com o máximo respeito à memória do poeta, tudo num estilo muito sóbrio e elegante”, afirmou.
Ao final do evento, o público presente também foi convidado para participar, recitando trechos das obras de Mário Quintana.
KB/MB
Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ