Autofit Section
TJRJ promove Conferência Estadual de Mediação Escolar
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 09/05/2025 08:20

A imagem mostra um auditório lotado com os desembargadores Cláudio Brandão e Cesar Cury e o professor Hugo Nepomuceno compondo a mesa de abertura do evento.


A Escola de Mediação do Estado do Rio de Janeiro (Emedi), em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), realizou, nesta quinta-feira (8 de maio), a abertura da Conferência Estadual de Mediação Escolar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa tem o objetivo de promover ações que reforcem a importância da comunicação não violenta, soft skills (habilidades emocionais), mediação e Justiça Restaurativa nas escolas, proporcionando reflexão e capacitação, contribuindo para um ambiente educacional mais harmônico e inclusivo.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Nupemec e do Conselho de Administração da Emedi, desembargador Cesar Felipe Cury; pelo corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; e pelo subsecretário de Articulação da Rede Municipal de Ensino do Rio, professor Hugo Nepomuceno.

“A Escola de Mediação é recente, foi criada há pouco mais de um ano. Ela tem como objetivo, junto com o Núcleo de Mediação e da Justiça Restaurativa, proporcionar condições para levantar temáticas, como essas que estamos abordando aqui, hoje, dentro do Tribunal e em cooperação com outros segmentos sociais também interessados na mesma temática. Este é o primeiro seminário para discutirmos questões e problemas envolvendo essa temática. Nossa proposta é criar as condições adequadas para levantar esses problemas, discuti-los, e, a partir daí, encontrar soluções que sejam consensuais para que a gente possa transformar isso em um plano de ação, com políticas públicas até que se tornem realidade”, explicou o desembargador Cesar Cury.

O corregedor-geral da Justiça do Rio, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, falou da alegria de participar da Conferência. “Estamos aqui confirmando o nosso esforço, já de muito tempo, de mostrar para a sociedade que o Poder Judiciário não é um órgão do Estado. Que ele, na verdade, é um órgão da sociedade e de estrutura do Estado. Nós precisamos assumir isso, um compromisso nosso”, afirmou.

Já o representante da Secretaria Municipal de Educação apresentou os números da pasta, as ações desenvolvidas e os desafios enfrentados pela rede de ensino. “Quero agradecer ao Tribunal por dedicar parte da sua agenda a essa temática tão importante, tanto para a aprendizagem dos nossos alunos, quanto para o apoio aos profissionais da Educação que estão na ponta desenvolvendo o trabalho dos nossos estudantes e trabalhando para gerar resultados de aprendizagem.  Precisamos ter, de fato, um ambiente seguro, com relações positivas e equitativas. Pesquisas mostram que uma das grandes dificuldades do trabalho do professor são as questões de relações em sala de aula”, destacou o subsecretário Hugo Nepomuceno.

Em seguida, o professor doutor Daniel Cara - doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciência Política pela USP e bacharel em Ciências Sociais pela USP - falou sobre “Violência nas escolas e contra as escolas: o papel da mediação escolar”. Já o professor doutor Álvaro Chirspino – professor do Programa de Pós-Graduação da UNESA, doutor em Educação e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com pós-doutorado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas/EBAPE – abordou o tema “Construindo a cultura da mediação de conflito e da prevenção: Propostas e desafios”.  

Próximas ações da Escola de Mediação

Curso "Protocolo de Prevenção à Violência Escolar"

Data: a partir do dia 09/05/2025
Horário: 9h30 - 13h30
Modalidade: Presencial
Inscrições: Encerradas
Local: Auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves
Docente: Vanessa Cavalieri
Minicurrículo: Juíza Titular da Vara da Infância e Juventude e Coordenadora do Cejusc de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
VAGAS ESGOTADAS


Círculos de Diálogo

Data: 09/05, 23/05, 30/05 e 06/06/2025
Horário: 15h às 17h
Modalidade: Presencial
Inscrições: Gratuitas no link

Temas:
- O impacto das redes sociais na dinâmica escolar - Renata Araújo e Cristiane Melo
- Bullying: caminhos para a prevenção e a intervenção - Larissa Davidovich 
- Práticas restaurativas para a construção de ambientes seguros - Patrícia Deulefeu e Vanja Borges 
- Conectando diálogos na educação - Hellen Faria e Cristiana Baptista

Oficinas Temáticas de Capacitação

Data: 12/05 até 05/06
Horário: 10h às 12h
Modalidade: Presencial
Inscrições: Gratuitas no link

Oficinas:

- Mediação Escolar no Ambiente Escolar
Naura Americano e Daniella Nakad - 12/05, 20/05, 29/05 e 04/06/2025

- Comunicação Não Violenta no Ambiente Escolar
Renata Velloso - 13/05, 19/05, 28/05 e 05/06/2025

- Convivência no Ambiente Escolar
Vanja Borges e Márcia Grillo - 14/05, 22/05, 27/05 e 02/06/2025

- Soft Skills: desenvolvimento das dimensões socioemocionais na formação integral dos alunos
Cláudia Ferreira - 15/05, 21/05, 26/05 e 03/06/2025

IA/MB

Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ