Autofit Section
Projeto “Letrartes: Letras e Artes pela Paz no Lar” chega a colégios do Méier e Vila Isabel
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/04/2025 19:31
Iniciativa do desembargador do TJRJ Wagner Cinelli voltada para jovens estudantes fomenta a cultura contra a violência e segue conquistando plateias

Em auditório de paredes e piso claros, dezenas de pessoas estão sentadas seguram, com braço ao alto, exemplares de livro de capa vermelha. Ao fundo, de camisa branca, o desembargador Wagner Cinelli está entre as pessoas

Ao fundo, de camisa branca, o desembargador Wagner Cinelli, confraterniza com estudantes que participaram de edição do "“Letrartes: Letras e Artes pela Paz no Lar”

O desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, presidente do Comitê de Promoção de Igualdade de Gênero e Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação no 1° Grau de Jurisdição do Tribunal de Justiça do Rio, prossegue com apresentações do projeto “Letrartes: Letras e Artes pela Paz no Lar” em escolas da rede estadual de ensino neste trimestre. Até maio, mais duas unidades de Ensino Médio - o Colégio Estadual Visconde de Cairu (25/4), no Méier, e o Colégio Estadual João Alfredo (7/5), em Vila Isabel - receberão a iniciativa, que tem foco na importância das letras e das artes para compreensão da cultura e visa a prevenção da violência em geral, e no particular, contra as mulheres.

O projeto foi iniciado no Instituto Navegar, no Morro do Vidigal, em setembro de 2024. Ainda no mesmo ano, em novembro, o "Letrartes" foi apresentado para alunos do Colégio Estadual Vital Brasil e do Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, ambos em São Gonçalo. A apresentação aconteceu no auditório de um shopping do município e foi aberta ao público, reunindo dezenas de pessoas. Recentemente, em março, a iniciativa contou com plateias estudantis no Colégio Estadual Jorge Zarur, na Vila Kennedy, e no Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em Inhoaíba, Campo Grande. Já no dia 6 de abril, foi a vez dos alunos do Colégio Estadual Afonso Pena, na Tijuca, conhecerem as atividades. 

“O Letrartes incentiva a leitura, atividade que tanto contribui para o alargamento de nossa percepção do mundo e suas multifacetadas questões”, destaca o desembargador Cinelli, que, além de palestrar nas apresentações, distribui aos participantes o livro “O Último Dia”, obra de dramaturgia escrita por ele e Nana Reade, publicada pela Gryphus Editora. 

A programação inclui ainda a exibição do premiado curta-metragem “Sobre Ela” e leitura de poemas e de cenas de “O Último Dia” por alunos voluntários. 

“Ficamos gratos aos alunos e alunas, professoras e professores, pela receptividade e participação no projeto, pois ele busca incentivar os jovens por um mundo mais inclusivo e menos violento, através da cultura”, ressalta o desembargador.

FS

Foto: Divulgação