Autofit Section
Aula magna da Emedi debate sobre Direito, mediação e tecnologia
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/03/2025 19:36
Professores estrangeiros, integrantes da CUEMYC, se tornaram novos membros da Escola de Mediação do TJRJ

 

Na mesa, da esquerda para direita: Enrique Pozzo Cabrera, da Universidade Católica de Cuenca; Francisco Xavier Gorjón Gómez, da  Universidade Autônoma de Novo Leon;  Adriano Moura da Fonseca Pinto, diretor de departamento da Emedi;  desembargador Cesar Cury, presidente do Nupemec  e do Conselho de Administração da Emedi; José Manuel Palma Herrera, vice-reitor da Universidade de Córdoba; Manuel Torres Aguilar, Universidade de Córdoba

 

A Escola de Mediação (Emedi) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta segunda-feira (17/03), o ato acadêmico inaugural do biênio 2025-2026 com o tema “Direito, Mediação e Tecnologia”. A reunião foi presidida pelo desembargador Cesar Felipe Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Conselho de Administração da Emedi, ao lado do diretor de departamento da Emedi, Adriano Moura da Fonseca Pinto. A aula magna foi realizada no Auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves.

Também compuseram a mesa de inauguração do ano acadêmico os professores da Comissão Docente Internacional da Emedi Enrique Pozo Cabrera (Equador); Francisco Javier Gorjón Gómez (México); José Manuel Palma Herrera e Manuel Torres Aguilar (Espanha). Os professores são membros da Conferência Universitária Internacional para Estudo de Mediação e Conflito (CUEMYC) e receberam certificados de integrantes do corpo docente e do corpo editorial dos periódicos acadêmicos, técnicos e científicos da Escola de Mediação do TJRJ.

O desembargador Cesar Cury aproveitou a abertura para reafirmar os valores que norteiam o Núcleo de Mediação e apresentar uma novidade para o biênio.

“Nós queremos que essa escola seja um centro de referência de capacitação, tendo como valores a cultura de paz, o pluralismo jurídico, pensamento crítico e científico e a educação para a consensualidade. Focando nisso, um novo projeto será implementado: as comissões temáticas, que serão superintendidas por um magistrado e compostas por membros da sociedade civil”, anunciou o desembargador. 

“As comissões temáticas devem atuar com uma centralidade na produção de vários itens de estudo da escola. O resultado da nossa produção técnico-científica, tanto acadêmica no sentido mais estrito, quanto no campo profissional, será publicado no editorial Emedi”, complementou o diretor de departamento Adriano Moura.

O encontro reuniu magistrados, servidores, mediadores, conciliadores, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública do Rio, advogados e estudantes de graduação e pós-graduação em Direito e em áreas afins.

 

Da esquerda para a direita: Adriano Moura da Fonseca Pinto; Ariane Trevisan Fiori; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto; Enrique Pozzo Cabrera; José Manuel Palma Herrera; Manuel Torres Aguilaro presidente do Nupemec, desembargador Cesar Cury; e Francisco Xavier Gorjon Gómez


KB/FS 


Fotos: Felipe Cavalcanti e Rosane Naylor/TJRJ